Conteúdo da Notícia

Abertas inscrições para 5° Encontro do Grupo de Formação Continuada de Entrevistadores Forenses do TJCE

Ouvir: Abertas inscrições para 5° Encontro do Grupo de Formação Continuada de Entrevistadores Forenses do TJCE

Estão abertas as inscrições para mais um encontro do Grupo de Formação Continuada de Entrevistadores Forenses, que será realizado no próximo dia 29 de julho, das 14h às 16h. O tema desta edição, a quinta promovida este ano pelo Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é “Classificação Funcional de Perguntas no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF)”.

Voltada para entrevistadores e profissionais das equipes técnicas que atuam com Depoimento Especial na Capital e no Interior do Estado, a atividade terá como palestrante a psicóloga do TJCE e supervisora de Entrevistadores Forenses, Rochelli Lopes Trigueiro, e contará com transmissão via Microsoft Teams. Os interessados podem se inscrever até as 10h do dia 29 de julho, clicando AQUI.

O Grupo de Formação Continuada foi criado em 2021 e, desde então, vem promovendo encontros periódicos, em parceria com a Coordenadoria de Educação Corporativa do TJCE e o Grupo de Trabalho para implementação da Lei 13.431/2017. O objetivo é possibilitar o aprimoramento e a atualização dos conhecimentos obtidos nas capacitações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do próprio Tribunal, sobre a aplicação da técnica de entrevista forense nas oitivas de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

COMO FUNCIONA O DEPOIMENTO ESPECIAL

Antes da Lei nº 13.431/17, não havia um protocolo específico para a escuta de crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais. O depoimento era colhido na presença de diversos profissionais e até perante o agressor. A vítima falava sobre a violência sofrida em vários órgãos até chegar ao Judiciário, relembrando o trauma muitas vezes.

A nova lei definiu critérios, tanto de atendimento quanto de estrutura física, para obter as informações necessárias, causando o mínimo de transtorno possível à vítima. Nessa sistemática, o entrevistador forense se tornou figura central em todo o procedimento, por ser a pessoa capacitada para interagir e criar um laço de confiança com a criança ou adolescente.

NUDEPE

O Núcleo de Depoimento Especial, criado pela Resolução nº 06/2020 do Órgão Especial do TJCE, é vinculado à Superintendência Judiciária e responsável pela correta aplicação da Metodologia do Depoimento Especial pelos Entrevistadores Forenses cadastrados no Núcleo. O trabalho é coordenado pela desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes.

Enquanto as Centrais de entrevistadores não são efetivadas, acumula a função de receber as demandas de marcação de entrevistas forenses advindas das varas, procedendo à vinculação do Entrevistador Forense para a realização de oitivas em processos que necessitem ouvir, de modo humanizado e seguro, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Atua também na promoção de cursos e seminários para a capacitação de magistrados, servidores e entrevistadores forenses.

O e-mail de contato é: depoimentoespecial@tjce.jus.br