Conteúdo da Notícia

3º Juizado Especial reduz em 56,78% acervo processual em um ano

3º Juizado Especial reduz em 56,78% acervo processual em um ano

Ouvir: 3º Juizado Especial reduz em 56,78% acervo processual em um ano

O 3º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, localizado no bairro Praia do Futuro, reduziu em 56,78% o acervo processual no período de um ano. Em janeiro de 2013, a unidade contava com 5.313 processos, número que foi para 2.296 em janeiro deste ano.

Foram proferidas 1.191 sentenças, 342 decisões interlocutórias, além de 2.759 processos despachados. Os dados foram fornecidos pela Secretaria do JECC.

De acordo com a titular da unidade, juíza Maria Cristiane Costa Nogueira, os resultados foram possíveis devido à implementação de um modelo de gestão marcado pelo incentivo, valorização, motivação e responsabilidade. “Corroborou com a queda expressiva do acervo processual a criação e inauguração da 24ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, reduzindo a competência territorial da 3ª Unidade, bem como mutirões de audiências, nos quais tivemos o apoio do Ministério Público e Defensoria Pública”, explicou a magistrada.

Para a diretora de Secretaria em exercício, Ivone Maria do Livramento Carvalho, a administração com foco no resultado tem contribuído para o bom desempenho do Juizado. “Estamos focados no cumprimento das metas e diretrizes traçadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará e Conselho Nacional de Justiça. Para tanto, padronizamos e racionalizamos algumas rotinas internas possibilitando uma metodologia de trabalho célere e dinâmica”.

Em 2014, a unidade está voltando os esforços para o cumprimento das Metas 2 (identificar e julgar 100% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2011) e 4 (identificar e julgar, até 31 de dezembro de 2014, todas as ações de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31 de dezembro de 2012) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).