Conteúdo da Notícia

1º Tribunal do Júri realiza sexto julgamento do caso radialista Nicanor Linhares

Ouvir: 1º Tribunal do Júri realiza sexto julgamento do caso radialista Nicanor Linhares

Otávio Viana de Lima, acusado de participar do assassinato do radialista Nicanor Linhares, estará no banco dos réus nesta quinta-feira (16/08), às 13h30. Ele será levado a julgamento pela 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.

Segundo o Ministério Público do Ceará, Otávio Viana teria ajudado a esconder os executores do homicídio, ocorrido no Município de Limoeiro do Norte, distante 194 Km de Fortaleza. A mudança de comarca para a realização do julgamento (desaforamento) foi aprovada pelas Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em 29 de julho de 2009.

Quatro pessoas já foram condenadas: Francisco Lindenor de Jesus Moura Júnior (26 anos e seis meses de reclusão), Cássio Santana de Sousa (23 anos e seis meses), Francisco José de Oliveira Maia (oito anos e quatro meses) e Nilson Osterne Maia (21 anos). Esse último foi encontrado morto no dia 3 de julho deste ano, cinco dias depois de ter sido submetido ao júri.

Francisco Edésio de Almeida foi absolvido e José Vanderley dos Santos Nogueira aguarda julgamento. Outro acusado de participação no crime, José Roberto dos Santos Nogueira, conhecido como “Chico Orelha”, morreu durante o processo.

O assassinato de Nicanor Linhares ocorreu em 30 de junho de 2003, por volta das 19h30, nas dependências da Rádio Vale do Jaguaribe, de propriedade da vítima. Ainda conforme o Ministério Público, o radialista tentava consertar um equipamento, quando dois homens, usando capacetes, invadiram o local e atiraram contra ele.

A vítima foi atingida por dez disparos e teve morte imediata. O homicídio teria sido motivado por rivalidade política.