Orientações para Consulta de Profissionais Credenciados

Para acessar o sistema SIPER, o usuário interno (Magistrado, Supervisor de Vara ou Assistente Jurídico) deverá utilizar a matrícula (no campo “usuário”) e a senha de rede (no campo “senha”). O sistema poderá ser acessado por Magistrados, Supervisores de Vara e Assistentes Jurídicos.

Em seguida, o usuário deverá clicar, na parte superior da tela, na aba “RELATÓRIOS”, “CREDENCIADOS”, onde deverão ser preenchidos os seguintes dados:
1. Comarca;
2. Categoria (perito/tradutor/intérprete/entrevistador forense);
3. Área de atuação;
4. Especialidade.

Após, o usuário deverá clicar em “PESQUISAR”. O sistema SIPER exibirá a lista de todos os credenciados para a unidade judiciária indicada, na área de atuação e na especialidade escolhidas.

Nas hipóteses excepcionais e em que a legislação autorizar, o órgão designante poderá nomear profissional ou pessoa jurídica não inscrito(a) no cadastro do SIPER, devendo cientificar o(a) perito(a), o(a) intérprete, o(a) tradutor(a) ou o órgão técnico/científico acerca de sua nomeação (art. 11 da Resolução do Órgão Especial deste Tribunal de Justiça nº 07/2024).

Do ato de cientificação deverá constar a informação do prazo improrrogável de 30 (trinta) dias, computados do recebimento da notificação, para que o(a) nomeado(a) realize seu cadastramento no sistema, para fins de recebimento dos honorários, quando se tratar de beneficiário(a) de gratuidade da justiça (art. 11, parágrafo único, da Resolução do Órgão Especial deste Tribunal de Justiça nº 07/2024).

📞 Canais de Atendimento

Secretaria-Geral Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Diretoria dos Serviços Judiciais Auxiliares

📱 WhatsApp Business: (85) 98238-6039
📧 E-mail: dsja@tjce.jus.br