Conteúdo da Notícia

Tribunal estuda implantação de ferramenta para agilizar tramitação de processos

Tribunal estuda implantação de ferramenta para agilizar tramitação de processos

Ouvir: Tribunal estuda implantação de ferramenta para agilizar tramitação de processos

A desembargadora Francisca Adelineide Viana, gestora de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), esteve reunida, nesta quinta-feira (25/08), no Palácio da Justiça, com a vice-governadora do Estado, Izolda Cela. O encontro teve como objetivo apresentar previamente ferramenta do projeto “Tempo de Justiça”.
A iniciativa auxiliará na apuração dos crimes de homicídio e servirá para monitorar o tempo que as instituições envolvidas no Sistema de Justiça atuam nas ações, evitando atrasos e diminuindo a duração do processo. O software acompanha desde a notícia do crime, passando pela atuação da polícia e do Ministério Público, até chegar ao Judiciário.
Segundo a desembargadora Adelineide Viana, com a nova ferramenta, “o Poder Judiciário poderá dar maior celeridade à tramitação dos processos e evitar demoras. Outra vantagem é que a sociedade poderá ver o trabalho do Sistema de Justiça se concretizando, vendo aqueles que cometem crimes sendo julgados com justiça e rapidez”.
Para a vice-governadora Izolda Cela, o software dará condições para que “as informações estejam mais claras e, com isso, possibilitar tomadas de decisão com maior perspectiva de eficiência e eficácia. Então, ver com mais clareza, através de uma ferramenta super eficiente como a que está sendo apresentada, toda a tramitação, identificando ali as responsabilidades e os gargalos. Também é possível verificar quais os maiores entraves para que tudo ocorra dentro do tempo previsto pela legislação e pelas nossas metas, que nós vamos imprimir. Isso é fundamental para que gente possa dar uma resposta à sociedade”.
A ferramenta foi desenvolvida por equipe de tecnologia da informação da Vice-Governadoria com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (Setin-TJCE), o Departamento de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua e o Ministério Público do Ceará (MP/CE).
Estiveram presentes na reunião o secretário da Setin, Luciano Comin; o chefe de serviço de apoio operacional da Enasp, Rafael Barros; o diretor do Departamento de Informática do Fórum, Leandro Taddeo; o secretário-chefe da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira; e Catulo Hansen, responsável técnico pelo “Tempo de Justiça” na Vice-Governadoria.
Também compareceram os promotores de Justiça Manoel Pinheiro, representando o procurador-geral da Justiça, Plácido Rios; e André Clark, que atua na 3ª Vara do Júri de Fortaleza.