Conteúdo da Notícia

Judiciário do Ceará inicia ações para realizar VIII edição da “Semana pela Paz em Casa”

Judiciário do Ceará inicia ações para realizar VIII edição da “Semana pela Paz em Casa”

Ouvir: Judiciário do Ceará inicia ações para realizar VIII edição da “Semana pela Paz em Casa”

A Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) começou os preparativos para a realizar a “VIII Semana pela Paz em Casa”, concentração de esforços para intensificar o julgamento de casos envolvendo violência doméstica e familiar. A Coordenadoria está em diálogo com juízes de todo o Estado para promover a mobilização, que ocorrerá de 21 a 25 de agosto.
No Interior, por exemplo, a magistrada da Comarca de Jucás (distante 414 km de Fortaleza), Yanne Maria Bezerra de Alencar, estabeleceu em portaria medidas com a finalidade de garantir maior efetividade da força-tarefa. No documento, disponibilizado nessa segunda-feira (07/08), instituiu a “Semana da Justiça pela Paz em Casa” naquela unidade.
A Vara trabalha na separação e identificação dos processos relativos à Lei Maria da Penha e à Lei do Feminicídio. As ações serão incluídas na pauta, com o cumprimento dos expedientes necessários com a urgência devida.
Na Capital, o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e a titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, magistrada Rosa Mendonça, também tratam do assunto.
A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com os Tribunais de Justiça. Teve início em 2015, quando a ministra Cármen Lúcia, então vice-presidente do STF, participou, no TJCE, do lançamento das atividades no âmbito estadual. Atualmente, a magistrada é a presidente do Supremo e do CNJ.