Conteúdo da Notícia

Tribunal divulga lista tríplice

Ouvir: Tribunal divulga lista tríplice

22.01.2011 cidade
O processo faz parte das etapas para preenchimento da vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu, ontem, os nomes dos três advogados que comporão a lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado, Cid Gomes, para a nomeação do novo desembargador. São eles: Carlos Alberto Mendes Forte, Francisco Ernando Uchôa Lima Sobrinho e Francisco Zacarias Silveira de Araújo. A escolha foi realizada com base em uma lista de seis nomes eleita pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), no fim do ano passado.
O processo faz parte das etapas para preenchimento da vaga de desembargador do TJCE pelo Quinto Constitucional, que assegura um quinto dos assentos em tribunais para advogado e membros do Ministério Público. Além dos candidatos escolhidos e citados acima, também concorreram à eleição da lista tríplice, os advogados Adriano Campos Costa, José Moaceny Félix Rodrigues e Marcus de Paula Pessoa. Participaram da votação, 31 desembargadores, incluindo o atual presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto.
Além da lista tríplice, o Pleno do TJCE também elegeu os novos desembargadores que comporão a 7ª e 8ª câmaras cíveis. Foram três vagas preenchidas pelo critério de merecimento, sendo duas pela Lei Estadual nº 14.407/2009 e uma decorrente da aposentadoria do desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira.
Pelo critério de antiguidade, foram preenchidas mais três vagas. Duas criadas pela já referida lei e outra referente à aposentadoria do desembargador Francisco Gurgel Holanda.
Por merecimento foram eleitos como novos desembargadores Washington Luis Bezerra de Araujo, Inácio de Alencar Cortez Neto e Francisco José Martins Câmara. Foram eleitos por antiguidade Francisco Bezerra Cavalcante, Francisco Darival Bezerra Primo e Valdses da Silva Alves Pereira.
O candidato mais votado da lista tríplice foi o advogado Carlos Alberto Forte, de 55 anos, com 27 votos por parte do Pleno do TJCE. Carlos Alberto é professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Na segunda colocação, com 23 votos, ficou o advogado Ernando Uchôa Sobrinho, de 42 anos, professor de Direito Penal da Faculdade Farias Brito, bem como advogado para as causas criminais do Grupo Edson Queiroz e da Petrobras. O mais velho dos três escolhidos da lista é Francisco Zacarias Silveira de Araújo, de 61 anos, que contou com 22 votos.