Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça vai criar grupo de trabalho para priorizar julgamento de réus com vários processos

Tribunal de Justiça vai criar grupo de trabalho para priorizar julgamento de réus com vários processos

Ouvir: Tribunal de Justiça vai criar grupo de trabalho para priorizar julgamento de réus com vários processos

Os desembargadores integrantes das três Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) conheceram, na tarde desta segunda-feira (20/02), o projeto Movimento de Apoio ao Sistema Prisional (Masp). A iniciativa consiste em priorizar, inicialmente, o julgamento dos casos de presos provisórios com seis ou mais processos na Comarca de Fortaleza.
A juíza Jacinta Inamar Franco Mota (coordenadora das varas da área criminal de Fortaleza) realizou a apresentação durante reunião da Seção Criminal. Segundo a magistrada, todos são beneficiados com o projeto: os presos porque teriam suas situações jurídicas definidas de uma única vez; o Estado do Ceará poderia planejar melhor suas políticas de ressocialização; e o Judiciário poderia dar uma resposta mais ágil à sociedade.

Conforme a juíza, existem aproximadamente 170 réus nessa situação, totalizando 1.083 processos. A iniciativa envolve os desembargadores do Tribunal porque são eles que julgam os recursos das sentenças proferidas por juízes da Primeira Instância.
O presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, parabenizou a juíza pelo trabalho que permitirá “construir algo possível de ser executado sem acarretar despesas, e sem ônus para os magistrados que não terão sobrecarga na demanda”. Além disso, destacou que a iniciativa é inédita no Judiciário cearense, e atende a uma recomendação da presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia.
O magistrado ressaltou que o próximo passo será a criação de um grupo de trabalho para planejar a execução do Masp. Também esteve presente à reunião, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, além dos integrantes das Câmaras Criminais.