Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará recebe premiação máxima do EnAJUS com projeto “FCB + Humanizado”

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará recebe premiação máxima do EnAJUS com projeto “FCB + Humanizado”

O Poder Judiciário do Ceará é destaque na 5ª Edição do Encontro de Administração da Justiça (EnAJUS 2022), com o projeto “FCB + Humanizado”, da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, vencedor do Prêmio Tomás de Aquino Guimarães. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26/10), durante evento realizado em Curitiba (PR), com o tema “Transformação Digital e a Administração da Justiça Pós-Covid”.

Ao todo, concorreram 130 projetos de tribunais de todo o Brasil e até internacionais, com relatos de experiências de implementação de boas práticas de gestão ou mudanças em processos de trabalho e suas implicações práticas.

“Fico muito feliz com esta notícia, pois coroa um trabalho extremamente relevante na Justiça cearense, que é a implementação de projeto focado na humanização dos trabalhos, o que venho ressaltando desde que assumi minha Gestão em 2021. Ganha o magistrado, o servidor, mas especialmente o cidadão que procura os nossos serviços. Parabenizo a todos os que se dedicaram e se esforçaram na idealização e execução do “FCB + Humanizado’”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que incentivou a inscrição do maior número de projetos no EnAJUS neste ano. Dessa forma, o TJCE inscreveu sete trabalhos.

RECONHECIMENTO
A premiação e o trabalho apresentado foram elogiados pelos participantes do Encontro, que reconheceram a importância das ações implementadas pelo FCB. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em Direito Constitucional, Luciano Athayde, um dos organizadores do EnAJUS, falou sobre a escolha do vencedor. “Quero registrar a presença de vários representantes do Tribunal de Justiça do Ceará neste evento e destacar, por parte da Comissão Organizadora, o relatório técnico minucioso, realmente muito bem detalhado, que mostra não só a preocupação em melhorar o acesso ao jurisdicionado e aos servidores, mas de também pensar o entorno do Fórum, a melhoria da Casa de Justiça, mostrando que isso está integrado com a ideia de acesso à Justiça. A organização do EnAJUS, com justiça, outorgou esse prêmio de melhor trabalho da Edição de 2022 ao Tribunal de Justiça do Ceará”.

Para a juíza Adriana Nico, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, “esse prêmio é o reconhecimento de todas as atividades e interferências positivas que foram realizadas no Fórum Clóvis Beviláqua, como forma de acesso à Justiça. É o reconhecimento do trabalho e do empenho de servidores e juízes que realmente se envolvem e se arvoram em relação àquele espaço, comprometidos em torná-lo uma verdadeira casa do povo. O trabalho é belíssimo e acho que não tem ninguém que vai sair daqui sem vontade de ir ao Ceará para conhecer o Fórum”.

Presente ao evento, o professor Tomás Aquino, que dá nome ao prêmio, elogiou o projeto cearense. “Eu tenho muito prazer de comentar a premiação do ‘FCB + Humanizado’, que representa um reconhecimento da Comissão Organizadora do EnAJUS, como o melhor do evento em 2022. A iniciativa é uma aproximação muito feliz entre a prática e a academia, porque se trata de um relatório técnico, elaborado com altíssima qualidade”.

AÇÃO E PROPÓSITO
Emocionada, a diretora do FCB, Ana Cristina, idealizadora do trabalho vencedor e uma das representantes do TJCE no EnAJUS, ressaltou o trabalho em equipe. “Fiquei muito feliz com o reconhecimento que foi dado, nesse universo de tantos trabalhos acadêmicos e científicos muito interessantes. A gente vê esse relatório técnico do programa FCB + Humanizado ganhar esse prêmio como o fortalecimento de um trabalho que é de todos. É o Fórum que ganha esse prêmio, é o Tribunal de Justiça que ganha esse prêmio. Eu só materializei em ações os propósitos da Justiça do Ceará, que é oferecer um atendimento melhor para o cidadão. É uma forma muito boa de finalizar esta gestão e entregar esse resultado materializado neste prêmio”.

Quem também comemorou bastante foi o diretor Estadual da Central de Atendimento do Judiciário, Nelson Ricardo, cuja premiação também contempla práticas de atendimento ao público implementadas por esse setor. “Vermos a prática ‘FCB + Humanizado’ ser o campeão foi muito emocionante. Apesar de concorrerem vários trabalhos técnicos da área jurídica, a temática escolhida foi a da humanização, justamente por ser voltada às pessoas, para o resgate do trabalho do ser humano no ambiente da Justiça, e isso me deixou extremamente feliz.”

SAIBA MAIS

“O FCB + Humanizado” consiste na remodelação de serviços e da estrutura física do Fórum, visando oferecer experiência diferenciada, promovendo bem-estar aos usuários e agentes dos serviços de justiça na Comarca de Fortaleza. A prática viabilizou diversas ações, tais como:

Disponibilização de carrinhos de bebê;

Sala de amamentação;

Mais bebedouros e ventiladores em áreas de espera para o público no interior do prédio;

Instalação da Comunicação Visual e da ferramenta digital “Localize-se no FCB”;

Sala ecumênica (em modo físico e virtual); balcão de informações;

Espaço Achados e Perdidos;

Estações de carregamento de aparelhos eletrônicos;

Instalação de máquinas de lanches de autoatendimento;

Ampliação da comunicação interna e do atendimento ao público pela Central de Atendimento Judicial;

Requalificação do entorno do Fórum, com melhorias na iluminação pública e paisagismo;

Criação do “Programa FCB e Você”, de credenciamento, junto à Prefeitura Municipal, de vendedores ambulantes atuantes nas redondezas do prédio.

 

CONHEÇA OS SETE TRABALHOS DO TJCE INSCRITOS NO ENAJUS

Estruturação Institucional da Gestão da Produtividade Judiciária

(autoria: Des. Washington Luis Bezerra de Araújo, Sérgio Mendes de Oliveira Filho e Miguel Mota dos Santos)
Será apresentado pelo diretor do Núcleo de Qualidade da Informação, Miguel Mota dos Santos.

Plano Estruturante do Sistema Prisional do Ceará

(autoria: Desa. Maria Nailde Pinheiro Nogueira, juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, José Marcelo Maia Nogueira e juiz Josué de Sousa Lima Junior)
Terá como representantes o secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Maia, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará, Josué de Sousa Lima Júnior.

Automatização de Rotinas Repetitivas dos Servidores do TJCE

(autoria: juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa e Miguel Mota dos Santos)
A apresentação será realizada pelo diretor do Núcleo de Qualidade da Informação, Miguel Mota dos Santos.

Sistema de Estatística e Informações (SEI)

(autoria: Des. Francisco Gladyson Pontes, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, Katia Michelle Matos de Oliveira e Ricardo Gleidson de Vasconcelos)
Será compartilhado pelo analista da Secretaria de Planejamento e Gestão, Ricardo Gleidson de Vasconcelos.

Justiça: bem-vindo!

(autoria: Juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Nelson Ricardo de Moraes Moreira)
A experiência será dividida pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, e pelo diretor Estadual de Atendimento do Tribunal de Justiça do Ceará, Nelson Ricardo de Moraes Nogueira.

+Gestão: Programa de Certificação em Gestão da Qualidade

(Des. Washington Luis Bezerra de Araújo, Sérgio Mendes de Oliveira Filho, José Marcelo Maia Nogueira, Francisco Marcelo Fontenele Braga e Roberta Kelma Peixoto de Oliveira Jucá)
A iniciativa será apresentada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Marcelo Maia.

FCB + Humanizado

(autoria: Juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo e Pedro Ítalo Sampaio Girão)
Terá como representante a diretora do Fórum, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo.

 

 

 

 

 

Agenda2030