Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará deve encerrar 2025 com todas as entregas do Promojud previstas para o ano cumpridas

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará deve encerrar 2025 com todas as entregas do Promojud previstas para o ano cumpridas

A quarta missão de supervisão do Programa de Modernização do Poder Judiciário Cearense (Promojud) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se encerrou nessa sexta-feira (23/05) com bons resultados. Desde ontem, as equipes responsáveis pela execução dos projetos estiveram em reuniões setoriais com o objetivo de debater os avanços e os próximos passos.

De acordo com o chefe da equipe do BID, Mariano Lafuente, a missão teve como objetivo supervisionar os avanços na execução do programa, apoiar o planejamento da execução para o segundo semestre, complementando as reuniões mensais em formato virtual. “Graças ao trabalho feito no primeiro semestre e os contratos já realizados, o Promojud contará, até o final do ano, com todas as entregas previstas para 2025 sendo cumpridas ou até ultrapassando o que foi planejado”, ressaltou.

Durante a missão, foram feitas reuniões para avançar com a implementação das avaliações de impacto, considerando a importância de conseguir atribuir os resultados às intervenções do programa. “O BID apresentou os resultados iniciais de avaliação feita em 2024, que mostrou tendências de melhorias de eficiência do Tribunal através do uso de robôs”, reconheceu Mariano.

Durante a solenidade de encerramento, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, agradeceu o trabalho da equipe do BID e também o empenho dos servidores ligados ao Promojud. “Muitas vezes quando somos supervisionados, a sensação é de desconforto. Mas ser fiscalizado quando cumprimos as metas e estamos efetivando e implementando o projeto de maneira satisfatória é muito gratificante.”

“Antes do Promojud, o Poder Judiciário brasileiro não tinha nenhum precedente, nenhuma experiência anterior. Nós fomos aprendendo, fazendo e errando. Ficamos muito felizes com os resultados até aqui, cientes de que ainda temos o que fazer e desafios a vencer”, concluiu o presidente.

 

PROMOJUD

 

O Promojud integra a Estratégia de Transformação Digital do TJCE, que envolve investimentos para promover uma mudança profunda e estrutural na Justiça cearense, com foco nos avanços tecnológicos. Até o momento, com três anos e meio de execução, 78% dos US$ 35 milhões destinados ao Programa já foram investidos. Os recursos são oriundos de empréstimos junto ao BID e do próprio TJCE. Ambas as instituições são responsáveis pela supervisão do programa. Conheça mais sobre a Estratégia de Transformação Digital do TJCE clicando AQUI.

Promojud