Conteúdo da Notícia

TRE considera tranquila a eleição

Ouvir: TRE considera tranquila a eleição

04.10.2010 eleições 2010
As ocorrências registradas no processo de votação, no Ceará, foram normais para a Justiça Eleitoral
O balanço geral do processo de votação deste ano, no Ceará, embora com registro de algumas poucas ocorrências que dificultaram o processo de votação, foi considerado normal. Logo após encerrada votação começaram a ser divulgados os primeiros números da apuração que, logo sinalizaram para o encerramento do processo eleitoral, sem a necessidade de realização do segundo turno.
Logo cedo, os cartórios eleitorais da Capital tão logo tomavam conhecimento de dificuldades em algumas sessões eleitorais, tratavam de solucioná-los de modo que praticamente não houve atraso no início do processo de votação. O caso mais destacado foi o da seção em que votava o candidato Lúcio Alcântara que, já próximo do fim da manhã a urna travou e o próprio candidato teve que ficar um bom tempo na fila para votar.
A exceção do governador Cid Gomes que votou em Sobral e da candidata Maria Natividade que sufragou o seu próprio nome em Ipu, todos os outros cinco candidatos ao Governo do Estado votaram em Fortaleza e logo na parte da manhã.
Nota
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), no fim da tarde de ontem, ao encerrar a sessão especial que iniciou pela manhã, uma praxe de todas as eleições,publicou boletim com o balanço geral de todas as ocorrências nas eleições das 8 às 17 horas, nas questões relativas ao funcionamento das urnas eletrônicas e problemas envolvendo eleitores como prisões por boca de urna, captação ilícita de sufrágio, transporte ilegal de votantes, entre outros. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do TRE/CE, foram registradas 44 prisões no Estado por crimes envolvendo a legislação eleitoral.
Tranquila
Ao encerrar a sessão do pleno, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Luiz Gerardo Brígido, após agradecer a colaboração dos meios de comunicação, Secretaria de Segurança Pública do Estado e seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), afirmou que este ano foi uma eleição tranquila.
Apesar de alguns casos isolados envolvendo boca de urna e outras infrações, Brígido considerou um número pequeno, diante do universo de mais de 5,8 milhões de votantes nesta Unidade da Federação. Outro ponto destacado é de que nenhuma seção eleitoral precisou utilizar votação manual (cédula em papel). Segundo ele, infelizmente alguns postulantes ainda tentam burlar a lei.
Das 18.666 urnas eletrônicas disponibilizadas para o pleito no Ceará, apenas 133 foram trocadas. Destas urnas, 102 no interior e 31 na Capital. Alguns destes equipamentos apresentaram problemas, mas que não causaram a substituição, mas somente pequenos reparos. No interior, em 95 urnas foram detectadas tais situações e em 44 em Fortaleza, perfazendo um total de 139 aparelhos.
De acordo com informações do TRE-CE, ao todo foram registradas 225 ocorrências envolvendo candidatos e militantes, nas quais 44 geraram prisões de postulantes e pessoas ligadas aos mesmos. Questões envolvendo não candidatos foram 90. Destas, 36 pessoas que não concorreram nas eleições de ontem foram presas por motivos diversos como boca de urna, transporte ilegal de eleitores, propagandas irregulares, corrupção eleitoral (compra de voto). As outras 54 envolvendo não candidatos foram apenas advertências.
Já 143 ocorrências envolveram diretamente candidatos. Destas, apenas oito ocorreram prisões. Dois casos foram de boca de urna em Horizonte e Pacajus. Outros três por transporte ilegal de eleitores em Horizonte, Pentecoste e Milagres e duas divulgações de campanha em Maracanaú e Trairi.