Conteúdo da Notícia

Teletrabalho completa cinco meses no Judiciário com mais de 7 milhões de movimentações processuais

Ouvir: Teletrabalho completa cinco meses no Judiciário com mais de 7 milhões de movimentações processuais

Desde o dia 23 de março, o Judiciário cearense vem atuando em regime de teletrabalho, iniciado devido à pandemia do novo coronavírus. Após cinco meses de atividades remotas, já foram contabilizadas 7.483.048 movimentações processuais no total, segundo dados da Secretaria de Planejamento de Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Mesmo com o plano de retomada dos trabalhos presenciais iniciado em julho, o atendimento continua acontecendo preferencialmente por meio virtual em todo o Estado.

Nesse total, estão contabilizados 203.719 julgamentos, 274.152 baixas processuais, 262.210 decisões, 700.298 despachos e 6.042.669 expedientes diversos. A alta produtividade se dá, entre outros fatores, devido ao investimento tecnológico do Tribunal, tanto na digitalização de processos como no uso de ferramentas para videoconferência. Na última semana, o Pleno aprovou resolução para utilizar sessões de julgamento por videoconferência, em substituição às reuniões presenciais. A inovação tem possibilitado maior celeridade na condução das atividades administrativas e judiciais. Saiba mais aqui.

O atendimento físico só será autorizado em situações excepcionais, nos casos de comprovação da necessidade de prática de ato judicial ou de outra providência, cuja realização não tenha sido possível virtualmente. O Judiciário cearense permanece focado nas atividades internas, priorizando o regime de teletrabalho.