Conteúdo da Notícia

Tablets e smartphones devem acelerar decisões judiciais

Ouvir: Tablets e smartphones devem acelerar decisões judiciais

27.01.2011 política
Sérgia Miranda, adepta das novas tecnologias, é primeira a experimentar as novas ferramentas (SARA MAIA)
Parte do Projeto de Virtualização do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a aquisição e utilização de dispositivos móveis e de Internet sem fio pelos desembargadores prometem dar mais celeridade aos julgamentos de processos do Poder Judiciário cearense.
Os novos tablets e smartphones vão permitir que os desembargadores acessem, a qualquer hora e de todo lugar, os processos que tramitam no Tribunal.
Trata-se de aparelhos eletrônicos com funcionalidades semelhantes às de um computador, mas em tamanho menor – o primeiro possui formato de prancheta e o segundo é um telefone celular. ?Isso significa uma revolução. Os desembargadores vão poder ter acesso a todos os processos através de um único dispositivo. Vão levar tudo isso pra casa debaixo do braço?, brinca o gerente de projetos de virtualização do 2º grau do TJ-CE, Pedro Cavalcante.
Uma licitação foi aberta para a compra dos equipamentos, que custam, em média, segundo o gerente, R$ 2 mil, cada, a preço de mercado. A expectativa é de que o investimento gire em torno de R$ 84 mil, já que o Tribunal possui 42 desembargadores. De acordo com Cavalcante, a previsão é de que em até 60 dias os desembargadores recebam os dispositivos.
Experiência
Cobaia do novo projeto no TJ, a desembargadora Sérgia Miranda já é adepta de outras ferramentas de comunicação na Internet, como blog e o Twitter, onde disponibiliza para a população todas as suas decisões judiciais. E vibra com a chegada das novas tecnologias. ?Os equipamentos aumentam a nossa produtividade, já que a gente pode acessar os processos de qualquer lugar e de maneira rápida?, diz.
Desde dezembro, alguns magistrados estão em treinamento para manusear os equipamentos. Nailde Pinheiro, por exemplo, estava de férias e não compareceu ao treinamento. Mas defendeu o uso da tecnologia. ?A era do papel vai acabar. Não podemos deixar essas ferramentas de lado. Estamos numa fase de transição entre os processos de papel e os virtuais. Temos de nos adaptar?. (colaborou Hébely Rebouças)
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
Os processos do Tribunal de Justiça do Ceará serão 100% virtuais até 2012, segundo disse, na última terça-feira, em entrevista à rádio O POVO CBN, o presidente do Tribunal de Justiça, Ernani Barreira.
Ranne Almeida
ranne@opovo.com.br