Conteúdo da Notícia

Secretário da Fazenda defende mudança de cultura para gestão eficiente no serviço público

Secretário da Fazenda defende mudança de cultura para gestão eficiente no serviço público

Ouvir: Secretário da Fazenda defende mudança de cultura para gestão eficiente no serviço público

O secretário da Fazenda do Estado, João Marcos Maia, proferiu palestra sobre “Inovação e Gestão por Resultados” para servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O evento ocorreu nessa sexta-feira (06/06), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, no Cambeba.

Na ocasião, o palestrante disse que para obter mais qualidade nos serviços é necessário mudar a cultura das instituições públicas, diminuindo a burocracia. “Criamos barreiras burocráticas com as melhores intenções, mas que agora nos impedem de crescer”, considerou. Para ele, a gestão eficiente independe da metodologia utilizada. “Qualquer uma servirá, desde que seja implantada e colocada em prática”.

O secretário ressaltou que existem três elementos para a geração de resultados nas organizações: ter uma agenda estratégica pensando no futuro; ter alinhamento entre as estruturas da instituição e realizar monitoramento e avaliação de desempenho.

Destacou também que, além das instituições, o servidor público também precisa mudar de atitude, assumindo um compromisso maior com a população.

A palestra faz parte do projeto “Café da Gestão”, promovido pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE. A iniciativa objetiva promover palestras envolvendo temas ligados à gestão.

PERFIL

João Marcos Maia é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem doutorado em Desenvolvimento Regional pela Uece e Universidade de Barcelona; mestrado em Administração pela Uece e Universidade de Coimbra; MBA pela Internacional Amana-Key; especialização em Administração Tributária pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e em Gerência Geral pela Uece.

Em 1981, ingressou para a Secretaria da Fazenda por meio de concurso público, onde exerceu os cargos de auditor do Tesouro estadual, delegado regional, diretor de fiscalização, coordenador do Programa de Modernização e secretário adjunto (jan/2007 – set/2013), entre outros.