Conteúdo da Notícia

Secretaria Judiciária de 2º Grau movimenta mais de 838 mil processos no primeiro semestre deste ano

Ouvir: Secretaria Judiciária de 2º Grau movimenta mais de 838 mil processos no primeiro semestre deste ano

A Secretaria Judiciária de 2º Grau (Sejud 2) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registrou incremento de produtividade no primeiro semestre de 2025. As movimentações processuais, por exemplo, passaram de 791.959, de janeiro a junho de 2024, para 838.717 no mesmo período deste ano, aumento de 5,90%. Já a quantidade de baixas cresceu 18,94% no comparativo, saindo de 40.657 para 48.359. Também houve acréscimo no número de expedientes, de 296.144 para 317.507, ou seja, 7,21%.

Segundo o secretário judiciário de 2º Grau do TJCE, Antônio Valdir de Almeida Filho, esses avanços são resultado de um conjunto de iniciativas estratégicas da gestão, bem como da dedicação da equipe da Sejud 2. Uma das ações é a Gestão Integrada de Atendimentos, com a organização e o monitoramento das demandas via Central de Atendimento Judicial (CAJ), garantindo padronização e agilidade. “O destaque foi a implantação de aplicativo desenvolvido em plataforma low-code para centralizar e estruturar o tratamento das solicitações, resultando em celeridade no atendimento focado na CAJ”, salienta.

Outra medida tem sido priorizar processos de alta relevância social, como violência contra a mulher, réu preso, meio ambiente e infância e juventude, por meio do projeto “Celeridade em Eixos Prioritários”. “Foram criados painéis em Power BI para monitoramento desses casos, com alertas e análises que permitem intervenções proativas e eficazes, como redistribuição de tarefas ou reforço de equipes”, explica o secretário.

A robotização de tarefas operacionais também tem contribuído para o aumento da produtividade, com a automatização de atividades repetitivas, como intimações e arquivamentos, em parceria com o projeto institucional de robotização, no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Agilidade, padronização, precisão e liberação de equipes para tarefas mais complexas estão entre as vantagens percebidas.

Todas as ações implementadas foram fundamentadas em demandas internas e resultados da Pesquisa de Satisfação do Judiciário. O foco é melhorar a tramitação processual, garantindo celeridade com um modelo de atuação mais integrado e eficiente.