Conteúdo da Notícia

Ressocialização de detentos em Russas

Ouvir: Ressocialização de detentos em Russas

09.03.2010 polícia
Mais de 200 motoristas autuados pela Lei Seca
A empresa do ramo de caçados, Dakota, está disponibilizando empregos para os encarcerados na cadeia pública do município de Russas (foto), lugar onde fica a empresa. A parceria foi firmada pela 1a Vara da Comarca da cidade e foi oficializada no dia 26 de fevereiro. O projeto já beneficiou 15 detentos que estão nos regimes aberto e semiaberto.
A titular da Vara, juíza Antônia Neuma Dias Vasconcelos, comentou que a iniciativa surgiu devido às dificuldades que os presos, que cumprem os regimes, passam em conseguirem um emprego. Ela falou que os presos constantemente a questionavam sobre a oportunidade de um emprego, afirmando que sempre encontravam as portas fechadas por causa da realidade vivida por eles. Por esse motivo, Antônia Neuma decidiu ir conversar com a diretora da Dakota, que demonstrou interesse pelo projeto.
Para serem contratados, pela empresa de calçados, é criado uma espécie de dossiê do preso pela Comarca, onde é relatado as qualificações dos detentos, assim como a condição familiar, a quantidade da pena e quanto já cumpriram, informou a juíza. Ela ainda contou que o documento é entregue à empresa para que possa decidir a área onde trabalhará os encarcerados e assim é realizada a tarefa de ressocialização.
Reação positiva
Os presos selecionados pela empresa exercem atividade remunerada e têm assegurados todos os direitos trabalhistas. Neuma Dias declarou que os detentos tiveram uma reação positiva à iniciativa, pois apresentavam-se visivelmente emocionados. Ela ainda afirmou que para alguns essa é a primeira oportunidade de trabalho.
A cadeia pública do município de Russas, atualmente contém 70 presos. Os encarcerados serão encaminhados à Dakota de acordo com que forem sendo beneficiados pela progressão do regime, que é previsto pela Lei de Execuções Penais de no 7.210/84. Neuma Dias comentou que a iniciativa mostra que o papel do magistrado vai além do jurisdicional, mas do que apenas enunciar sentenças e realizar trabalhos técnicos. Ela destacou que é questão de responsabilidade social