Conteúdo da Notícia

Reajuste votado até semana que vem

Ouvir: Reajuste votado até semana que vem

08.07.2010 negócios
Segundo o líder do governo na AL, o fechamento da folha vai atrasar, mas o salário do funcionalismo, não
Embora ainda nem tenha anunciado o porcentual, o reajuste dos servidores públicos estaduais será votado até o fim da próxima semana, para que seja incluído na folha de pagamento ainda neste mês. Segundo o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), o fechamento da folha deverá ser atrasado, mas o pagamento, não. No dia 1º de agosto, os 144 mil funcionários públicos estaduais receberão o salário já com o aumento, garante. De quanto será este ajuste é o que será definido na próxima segunda-feira. A reunião entre o governador e a Mesa Estadual de Negociação Permanente deveria ter ocorrido na última segunda-feira, mas foi adiada para a próxima. Segundo Martins, da negociação já sairá a mensagem com o valor do reajuste para ser votado na Assembleia, que deverá ser entregue à Casa no mesmo dia, ou na terça-feira. “É preciso que seja votado até a sexta-feira, dia 16, que é a data em que os deputados entram em recesso”, justifica.
Os servidores estão pleiteando um reajuste de 15% – porcentual bem acima da inflação acumulada no período de 12 meses, até junho, que foi de 5,21%, segundo o IPCA. A atual gestão vem garantindo, anualmente, a reposição das perdas da inflação com algum ganho salarial. No ano passado, os funcionários tiveram ganho de 1,1%, com um reajuste linear de 6%.
O servidores apresentaram as suas demandas ao governador no último dia 28,para análise das secretarias da Fazenda, Planejamento e Gestão e Procuradoria Geral do Estado, que estudaram a viabilidade técnica e econômica dos pedidos. São 17 reivindicações, incluindo auxílios financeiros. Entre eles, está a reestruturação da tabela salarial, defasada em 61%, segundo os servidores; a antecipação da data-base para 1º de janeiro (hoje é em julho); o Plano de Cargos e Carreiras; vale-alimentação sem teto e a todos os servidores – independentemente de sua carga horária -, entre outros pontos de pauta.
O reajuste já vem sendo negociado há três meses entre os funcionários públicos estaduais e o governo. Dos 144 mil servidores estaduais, 98 mil estão ativos, 31 mil inativos e 15 mil são pensionistas. Hoje, a partir de 8h, os 40 sindicatos e associações farão manifestação em frente ao Palácio Iracema.