Conteúdo da Notícia

Projeto do TJCE aproxima estudantes de Jornalismo da prática jurídica na Uni7

Ouvir: Projeto do TJCE aproxima estudantes de Jornalismo da prática jurídica na Uni7

No segundo encontro da primeira edição do projeto “Foca no Direito”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) participaram de atividades voltadas à compreensão do funcionamento do Judiciário e da linguagem técnica do Direito. Nesta quarta-feira (17/09), as(os) alunas(os) foram capacitadas(os) sobre termos jurídicos, contribuindo para a produção de conteúdos mais claros e acessíveis.

A atividade contou com a participação do juiz  auxiliar privativo da 1ª Vara do Júri de Fortaleza, Antônio Edilberto Oliveira Lima, que destacou a importância da aproximação entre os dois campos de atuação. “Para mim, tem sido enriquecedor esse tempo com os estudantes de Jornalismo. Muitas vezes nós, do Direito, ficamos com a sensação de isolamento, mas esse diálogo mostra que nossas áreas se conectam e fazem parte de um universo social muito mais amplo”, explicou o magistrado.

coordenador do curso de Comunicação Social da Uni7, professor Davi Rebouças, observou que, embora as(os) alunas(os) já tenham disciplinas voltadas ao jornalismo especializado, trazer profissionais que vivem o cotidiano do Judiciário para dentro da universidade é um diferencial. “Essa troca amplia horizontes e ajuda os alunos a se prepararem não apenas como estudantes, mas como futuros profissionais”, pontuou.

O projeto, promovido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TJCE, começou na última quinta-feira (11/09), na Universidade de Fortaleza (Unifor), e ainda visitará outras duas instituições em outubro: a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro Universitário Estácio. Durante os encontros, além de acesso a explanações feitas pelo magistrado, as(os) estudantes recebem material educativo elaborado em linguagem clara e participam do “Desafio Foca no Direito”, que estimula a prática da cobertura jornalística sobre pautas da Justiça.

Grupo de pessoas de frente, lado a lado
Ao lado de um juiz e um grupo de jornalistas do TJCE, estudantes de Jornalismo participaram de atividades voltadas à compreensão do funcionamento do Judiciário e da linguagem técnica do Direito

 

Participando do encontro, a estudante Tainá Bayma, que cursa o 8º período de Jornalismo, avaliou a iniciativa como fundamental para a formação acadêmica. “Ter esse tipo de contato ajuda a gente a compreender melhor e a exercer o jornalismo também como uma forma de defender o cidadão, especialmente quando denunciamos algo ou esclarecemos situações de interesse público”, afirmou.

Isadora Cavalcante, estudante do 2º semestre de Jornalismo, ressaltou que vai participar do Desafio e falou sobre a importância de o projeto ser aberto a estudantes de qualquer semestre. “É uma oportunidade que desperta ainda mais o interesse pelo jornalismo. Acho importante não limitar por semestre, porque qualquer estudante pode participar e aprender. Além do conhecimento, teremos a chance de colocar em prática no desafio, o que será muito enriquecedor para mim”.

Já o coordenador de Mídias e Marketing da Ascom do TJCE, Juliano de Medeiros, destacou que compreender um pouco mais sobre Direito pode ser um diferencial importante para futuros jornalistas. “O jornalista precisa saber um pouco de tudo, mas quando chega uma pauta específica, o diferencial é estar mais preparado. Além disso, é fundamental que os estudantes entendam que o jornalismo vai além da redação e oferece outras vertentes de atuação”, concluiu.

Para saber mais sobre as próximas edições e o regulamento do Desafio, clique AQUI.