Conteúdo da Notícia

Programa de TV mostra crescimento da participação feminina na Justiça cearense

Ouvir: Programa de TV mostra crescimento da participação feminina na Justiça cearense

O “Judiciário em Evidência” fala sobre o aumento da participação da mulher no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O programa de TV conta quem foram as magistradas pioneiras a abrir esse caminho.

A repórter Pamela Lemos conta a trajetória de Auri Moura Costa, primeira juíza do Brasil (1939), e da desembargadora Águeda Passos, primeira mulher a comandar o Judiciário estadual (1999). Também narra o trabalho da desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, que se tornou a segunda presidente (2015). Desde 29 de janeiro deste ano, o TJCE voltou a ser comandado por uma mulher, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Destaque também para as juízas Ana Cristina Esmeraldo e Sirley Prudêncio, que estão à frente do Fórum Clóvis Beviláqua e do Fórum das Turmas Recursais, respectivamente. Além das magistradas, as servidoras têm conquistado mais espaço em cargos de gestão, como Chrystiane Sobral, primeira a atuar como secretária-geral. “Sempre acreditei muito na força do trabalho e na meritocracia e eu acho que, na verdade, acabamos por inspirar outras mulheres”, ressalta a atual diretora da Assessoria de Precatórios do Tribunal.

Já a repórter Delane Ratts, fala sobre combate à violência doméstica e familiar. A Central de Medidas Protetivas está entre as iniciativas do Judiciário e salvou a vida da filha de Márcia Guimarães. “Minha filha arranjou um namorado, primeiro namorado dela, e através de uma ligação eu descobri que ela sofria abuso psicológico e físico dele. Ela entrou em uma depressão profunda e foi aí que resolvi tomar as medidas. Ela foi ameaçada, eu fui ameaçada. Minha família foi ameaçada. E a medida protetiva foi muito importante”, relata.

E a repórter Talita Silva mostra a atual ocupação feminina em cargos na Justiça estadual. A jornalista também explica como funciona o projeto de formação de lideranças femininas.

“O principal objetivo é promover um ambiente organizacional mais favorável à atuação das mulheres no Judiciário em situações de liderança e também capacitá-las para desenvolver as suas competências de líderes e de gestão”, esclarece a juíza Joriza Magalhães Pinheiro, auxiliar da Presidência do TJCE. “Nós avançamos e eu visualizo que, nos próximos anos, o Tribunal de Justiça do Ceará possa ser referência para outras instituições e para a sociedade em geral em termos de igualdade de gênero”, acrescenta a magistrada.

ONDE ASSISTIR
Emissoras de TV
TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
Canal FDR – antiga TV O Povo (canal 48.1): terças (18h), quartas (18h15), quintas (14h) e sábados (13h)
TV Terra do Sol (canal 42.1): quintas (20h30) e domingos (15h)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1): domingos (20h) e sextas (20h20)
Sites e redes sociais
Portal do TJCE: www.tjce.jus.br
YouTube e no Instagram: tjceoficial