Conteúdo da Notícia

Presidente do Tribunal de Justiça será agraciada com Medalha da Abolição, a maior honraria do Ceará

Ouvir: Presidente do Tribunal de Justiça será agraciada com Medalha da Abolição, a maior honraria do Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou durante live realizada nessa terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, será agraciada, junto com mais oito personalidades, com a Medalha da Abolição, a maior comenda do Estado. A entrega ocorrerá no próximo dia 25 de março.

“Com alegria recebi essa notícia. Agradeço a Deus que me deu coragem, força e determinação para exercer a nobre missão de promover justiça. Essas virtudes foram essenciais na minha carreira e me possibilitaram superar todas as adversidades que encontrei pelo caminho. Também agradeço ao governador por ter me escolhido para receber tão grande honraria”, disse a presidente da Corte.

A lista reúne nomes que se destacaram em diferentes áreas desde 2020, quando a premiação deixou de ser concedida, em razão da pandemia da Covid-19. Com o retorno das solenidades presenciais, os indicados de 2020 e 2021 se juntam aos de 2022, para receber a Medalha da Abolição, entregue pessoalmente pelo chefe do Executivo estadual.

Desse modo, também recebem a honraria a Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), Socorro França; o mestre da cultura Espedito Seleiro; o humorista Tom Cavalcante, pelo ano de 2020.

Para 2021 os escolhidos, além da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, foram o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé; e a equipe de cientistas cearenses que criaram o capacete Elmo.

Em 2022, serão homenageados a jogadora de futsal Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, a Amandinha; o senador Cid Gomes; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), José Ricardo Montenegro Cavalcante.

A Medalha da Abolição, instituída em 1963, é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à coletividade ou por excepcional dedicação ao serviço público, escolhidos por uma comissão e instituída em decreto. É entregue tradicionalmente na segunda quinzena de março, em comemoração ao pioneirismo cearense na abolição dos escravos, ocorrida em 25 de março de 1884, quatro anos antes que o restante do Brasil.

PERFIL – MARIA NAILDE PINHEIRO NOGUEIRA

Nasceu no Município de Aurora, Cariri cearense. É filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. Graduada em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1982, tem curso de Especialização em Direito Processual Civil, também pela UFC, sendo a autora do livro ‘O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro’. Antes de ingressar na magistratura, trabalhou como escrevente no Cartório Miranda Bezerra. Em 1986, aprovada em concurso público, iniciou a carreira de magistrada na Comarca de Marco, em seguida passou por Jucás e Icó, e respondeu pelas Comarcas de Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós.

Em 1992, foi promovida para Fortaleza. Na Capital, atuou na 11ª Vara Criminal, na 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, e na 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões.

Em 2009, pelo critério do merecimento, assumiu como desembargadora do TJCE. No biênio 2015/2017, foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ocupou a Presidência daquela Corte entre 2017 e 2019. Foi vice-presidente do Judiciário cearense (2019/2020) e atualmente é a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (2021/2023).