Conteúdo da Notícia

Policial militar acusado de tentativa de homicídio será julgado nesta segunda-feira

Policial militar acusado de tentativa de homicídio será julgado nesta segunda-feira

Ouvir: Policial militar acusado de tentativa de homicídio será julgado nesta segunda-feira

A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento pelo Conselho de Sentença, na próxima segunda-feira, (19/10), às 13:30 horas, o policial militar Airton Martins de Carvalho. Ele é acusado de tentar assassinar Marcos Alexandre Pinheiro da Silva, em fevereiro de 2000, nas proximidades da avenida Aguanambi. Já haviam sido designadas pela 1ª Vara do Juri outras duas datas para o julgamento, porém o réu, por sofrer de esquizofrenia, encontrava-se em tratamento de saúde e não pôde comparecer às sessões.
Consta na denúncia que a vítima trafegava em sua bicicleta e foi abordada pelo réu que ordenou que ficasse parado. No entanto, a vítima desobedeceu à ordem e resolveu fugir, o que fez com que o acusado disparasse vários tiros em sua direção. Segundo o Ministério Público, os disparos quase atingiram também Francisco Neilson Caracas, que passava pelo local naquele momento.
Na época do delito, o policial encontrava-se afastado das funções por distúrbios psicológicos, sendo diagnosticado como esquizofrênico, conforme laudo médico da Polícia Militar anexado ao processo. Todavia o réu foi pronunciado pelo juiz da 1ª Vara do Júri tendo em vista que, ao ser submetido a novo exame psicológico, desta vez requerido pela Justiça, foi constatado que os transtornos eram decorrentes do consumo de bebida alcoólica.
A defesa patrocinada pela advogada Antônia Neuza de Lima Souza ainda chegou a recorrer da sentença de pronúncia, porém o Tribunal de Justiça do Ceará manteve o julgamento. A defensora requer a absolvição sumária alegando que o réu não tentou contra a vida de Marcos Alexandre e que, diante da chamada ?tentativa branca?, ou seja, quando não há lesão à vítima, não deve subsistir a condenação.
A acusação será feita pelo promotor de Justiça Francisco Marques e o julgamento será presidido pelo juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato, titular da 1ª Vara do Júri.