Conteúdo da Notícia

Penas de acusados de tráfico de drogas em Jaguaribe totalizam 55 anos de prisão

Ouvir: Penas de acusados de tráfico de drogas em Jaguaribe totalizam 55 anos de prisão

O juiz Tácio Gurgel Barreto, respondendo pela Comarca de Jaguaribe, condenou Benício Diógenes Pinheiro, Luenice Pinheiro Bezerra e Luiza Souza Bezerra a 15 anos de reclusão. Já a pena de Maria Auricélia Trajano Muniz foi fixada em 10 anos.

De acordo com o Ministério Público do Ceará (MP/CE), em novembro de 2011, Luenice Pinheiro e a mãe, Luiza Souza, foram flagradas vendendo drogas na porta de casa, no Município de Jaguaribe, distante 291 km de Fortaleza. Durante a abordagem, os policiais passaram a fazer buscas na residência, onde também mora Benício Diógenes.

No local, os PMs encontraram um papelotede maconha, 80 gramas de crack, 45 gramas de cocaína e R$ 1.736,10 em espécie. Maria Auricélia foi presa tentando fugir levando a droga e parte do dinheiro.

A defesa requereu a absolvição dos réus, alegando falta de provas. Solicitou ainda que, em caso de condenação, fosse aplicada a pena mínima.

Na sentença, o juiz considerou que “as condutas dos acusados são penalmente típicas, ilícitas e culpáveis. A materialidade das condutas criminosas e as respectivas autorias restaram manifestamente comprovadas no processo”.

O magistrado fixou as penas-bases de Benício Diógenes, Luenice Pinheiro e Luiza Souza em 8 e 5 anos, respectivamente, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Já Maria Auricélia foi sentenciada a 6 e 4 anos, respectivamente, pelos mesmos delitos. Os três primeiros tiveram as penas aumentadas em um ano, por cada crime, porque induziram Maria Auricélia a participar do comércio ilegal de drogas.

Todos cumprirão a sentença em regime inicialmente fechado. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa terça-feira (21/05).