Conteúdo da Notícia

Parceria entre Judiciário, Fiec e Governo estadual capacita vítimas de violência doméstica em cursos profissionalizantes

Ouvir: Parceria entre Judiciário, Fiec e Governo estadual capacita vítimas de violência doméstica em cursos profissionalizantes

A Casa da Mulher Brasileira recebeu, nesta terça-feira (28/11), representantes do Poder Judiciário, Executivo e sociedade civil, para mais um evento de certificação profissional a 76 mulheres vítimas de violência doméstica, formadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

Foram oferecidos cursos profissionalizantes para as funções de operadora de computador, pizzaiola, mecânica de motos, manicure e pedicure. O trabalho é fruto de uma ação conjunta entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social.

A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Fortaleza, explica a importância da iniciativa. “Esse é um projeto que começou ainda na Gestão da desembargadora Iracema do Vale no Tribunal de Justiça, o ‘Novo Caminhar’, que depois foi ampliado com a parceria firmada junto à Fiec e outras instituições, oferecendo cursos de capacitação para mulheres que vivenciam situação de violência, para que possam ser inseridas no mercado de trabalho. Uma das formas de rompimento com essa realidade é justamente promover a emancipação financeira da mulher, porque a dependência econômica faz com que muitas vezes ela permaneça na situação de violência. Assim, estamos muito felizes em acompanhar essas qualificações”.

Representando a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE, desembargadora Sílvia Soares de Sá Nóbrega, parabenizou as formandas e as instituições parceiras, destacando o propósito que une a todos os participantes do projeto. “Superar a condição de vítima da violência contra a mulher e se tornar protagonista de sua própria história”. Na ocasião, o juiz César Morel, titular do Juizado da Mulher de Maracanaú, enalteceu o compromisso e empatia demonstrados pelas equipes do Judiciário e das demais instituições envolvidas. “É muito importante para essas pessoas saber que não estão sozinhas”.

Também participaram do evento o diretor Regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda; secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade; coordenadora do setor de Autonomia Econômica da Casa da Mulher, Daniele Magalhães; o secretário executivo de Proteção Social, Paulo Rogério Santos Guedes; e a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira no Ceará, Daciane Barreto.

 

Agenda2030 JustiçaMulher