Conteúdo da Notícia

Núcleos 4.0 da Saúde, do Cumprimento de Sentenças Cíveis e Fazendárias passam a contar com espaço para atendimento presencial no FCB

Ouvir: Núcleos 4.0 da Saúde, do Cumprimento de Sentenças Cíveis e Fazendárias passam a contar com espaço para atendimento presencial no FCB

Os Núcleos de Justiça 4.0, que chegaram para agilizar o andamento de processos totalmente digitais, agora possuem um espaço físico, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), para atendimento de advogados e partes que desejam saber informações e tirar dúvidas sobre suas ações. A sala, inaugurada na sexta-feira (27/06), fica no Setor Amarelo, Nível 0, Número 005.

O espaço vai comportar os Núcleos de Justiça 4.0 da Saúde, do Cumprimento de Sentenças Cíveis e do Cumprimento de Sentenças Fazendárias, de maneira compartilhada. Esses três Núcleos são responsáveis por cerca de 26.880 processos. Só o Núcleo de Sentenças Cíveis, coordenado pela juíza Miriam Porto Randall Pompeu, tem 17.347. Na ocasião, ela falou sobre a necessidade de ter um local físico, mesmo com o trabalho sendo digital. “A disponibilização deste espaço físico é de extrema importância para os núcleos, pois, embora a proposta seja a justiça virtual, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o atendimento tradicional e presencial ainda é necessário”, explicou.

A magistrada informou que a demanda é sentida desde a criação do Núcleo que coordena, em janeiro. “Pretendemos iniciar o atendimento já nesta segunda-feira. O espaço estará aberto para receber advogados e partes que desejarem informações sobre o andamento de seus processos. Obviamente, os canais virtuais de atendimento continuarão disponíveis, mas, caso a parte deseje comparecer presencialmente, estaremos à disposição”, ressaltou.

Durante a inauguração, que contou com a presença da diretora do FCB, juíza Solange de Menezes Holanda, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, reforçou a ideia de que a necessidade do atendimento presencial persiste, mesmo com todos os canais virtuais disponíveis. “A interação direta, como a estabelecida entre advogados e magistrados, e destes com os servidores, proporciona benefícios significativos. Embora a tecnologia e as ferramentas inovadoras, em especial aquelas utilizadas em unidades não convencionais, apresentem vantagens evidentes e em constante crescimento, é fundamental preservar a forma tradicional de interação”, pontuou.

O chefe do Judiciário cearense também lembrou do Núcleo de Justiça 4.0 – Direito Privado instalado na segunda-feira (23/06), o primeiro do 2º Grau instalado. “Observamos que os advogados no 2º Grau também demandam por esse atendimento presencial, e essa mesma abordagem deverá ser implementada no Tribunal.”

 

SAIBA MAIS

 

Os Núcleos de Justiça 4.0 são totalmente digitais, assegurando maior celeridade aos julgamentos e contribuindo para uma redução significativa dos acervos do Judiciário cearense. A iniciativa faz parte da estratégia do Tribunal para alinhar-se às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promovendo uma gestão mais acessível e eficiente.

Nessas unidades, o atendimento a advogadas(os), procuradoras(es), integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública e partes é feito pelos meios disponíveis e divulgados no Portal do TJCE (www.tjce.jus.br), especialmente o Balcão Virtual, durante o horário de expediente forense.

Promojud