Núcleo de Apoio às Comarcas auxiliará atividades de nove unidades do Interior a partir de 21 de julho
- 2904 Visualizações
- 15-07-2025
O Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci) passará a auxiliar na elaboração e processamento de expedientes de novas unidades no Interior a partir do próximo dia 21 de julho. A medida, que objetiva aumentar a produtividade e garantir maior celeridade às atividades, foi divulgada por meio da Portaria nº 1749/2025, publicada no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo (DJEA) do dia 11 de julho.
Um total de nove unidades serão contempladas, entre elas, o 1° Núcleo de Justiça 4.0 – Execuções Fiscais, a 1ª Vara da Comarca de Cascavel, a 2ª Vara Criminal de Caucaia, a 2ª Vara da Comarca de São Benedito e as Varas Únicas de Amontada, Guaraciaba do Norte e Reriutaba. O Núcleo também atuará na 1ª e na 2ª Vara Cível de Maracanaú, porém, exclusivamente para a confecção de Requisições de Ordem de Pequeno Valor (ROPVs) e precatórios. O reforço nos trabalhos seguirá por aproximadamente dois meses, sendo finalizado no dia 19 de setembro.
À frente do Nupaci, a juíza Ana Carolina Montenegro considera que, desde a sua criação, o Núcleo tem fortalecido a atuação da Justiça em todo o Interior cearense. “Trata-se de um trabalho colaborativo e frutífero, desempenhado de forma conjunta pelo Nupaci e pelas unidades judiciais, com o mesmo propósito institucional de entrega da prestação jurisdicional de forma célere e eficiente.”
APOIO PERMANENTE
Instituído em 2021, o Nupaci foi criado como estratégia de colaboração para a elaboração e processamento dos serviços prestados nas comarcas do Interior, de modo a contribuir para que as metas traçadas pelo Judiciário cearense sejam alcançadas. O Núcleo atua para reduzir taxas de congestionamento, incrementar a produtividade, garantir maior celeridade no cumprimento dos atos e também para padronizar os procedimentos judiciais.



