
Novo fascículo do curso “Cidadania Judiciária” mostra história da Justiça Criminal no Ceará
- 1202 Visualizações
- 14-07-2014
O sétimo fascículo do curso de extensão “Cidadania Judiciária”, que circula nesta segunda-feira (14/07), traz o tema “Os Tribunais do Império e a Justiça Criminal no Ceará”. Realizada na modalidade de ensino a distância, a capacitação é uma parceria do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a Fundação Demócrito Rocha/Universidade Aberta do Nordeste e jornal O Povo.
O curso é composto por 12 fascículos, encartados sempre às segundas-feiras, no O Povo. A edição desta semana descreve as bases de formação histórica do Judiciário brasileiro, com foco na história da Justiça Criminal no Ceará durante o século XIX. O fascículo também mostra exemplos de práticas judiciárias do Brasil Imperial e ações envolvendo o reconhecimento de liberdade para escravos.
O “Cidadania Judiciária” teve início no dia 2 de junho e segue até 18 de agosto, quando se encerra a capacitação. Os temas já tratados foram “Cidadania, Justiça e Participação”, “A justiça: conceitos e origens”, “Justiça, economia e instituições políticas”, “Justiça, sociedade e cultura”, “ A História da Justiça no Brasil (1500 a 1889)” e “ A História da Justiça no Brasil (1889 aos dias atuais)”.
Na semana seguinte ao encarte no jornal, o fascículo fica disponível em formato eletrônico, no ambiente virtual de aprendizagem, podendo ser acessado gratuitamente por aqueles que estiverem matriculados.
Todo cidadão que tenha interesse pelo tema pode participar. As inscrições permanecerão abertas durante o período de circulação dos fascículos. Mais informações podem ser obtidas por meio da linha gratuita 0800 280 2210, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento também é realizado pelos e-mails uane@fdr.com.br ou tutoria@fdr.com.br.
A iniciativa objetiva qualificar entidades da sociedade civil, movimentos sociais e agentes públicos para a melhoria dos diálogos em sociedade; introduzir conceitos de multidisciplinaridade de cidadania e contribuir para a cultura da qualidade de vida por meio do exercício da cidadania.
Todos os participantes terão direito ao certificado de extensão universitária, emitido pela Fundação Demócrito Rocha, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), após avaliação que será feita no ambiente virtual de aprendizagem.