Conteúdo da Notícia

Mutirão de investigação de paternidade já soma 68 acordos e 189 exames de DNA

Mutirão de investigação de paternidade já soma 68 acordos e 189 exames de DNA

Ouvir: Mutirão de investigação de paternidade já soma 68 acordos e 189 exames de DNA

O terceiro dia do mutirão “A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação”, realizado nesta quarta-feira (05/05) no Fórum Clóvis Beviláqua, registrou, até às 18 horas, 10 acordos, através de reconhecimentos voluntários de paternidade, e 53 coletas de material genético para exames de DNA. Iniciado na última segunda-feira (03/05), o mutirão já totaliza 189 exames e 68 acordos.
Uma das coletas de material genético feita nesta quarta-feira na tenda do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) montada no Fórum foi a de R.S., de um ano. Acompanhado da avó, J.S.P., e da mãe, S.P.V., ele, além de fazer o exame de DNA, participou das atividades oferecidas pelo Núcleo de Apoio à Jurisdição. “Achei muito bom porque ele chorou muito para tirar sangue. Aqui, ele está desenhando e vendo filmes”, diz a avó de R.S..
Os três também puderam acompanhar a apresentação do balé do Espaço Viva Gente, realizada na tarde de hoje ao lado de uma das tendas do Núcleo, montadas em frente às Varas de Família.
O balé, trazido pelo Centro de Treinamento Integrado do Fórum (CTI), faz parte das atividades voltadas para as crianças que estão participando do mutirão de investigação de paternidade. “A ideia é oferecer entretenimento para que as crianças saiam do clima de conflito, presente nas audiências, e não tenham medo de fazer o exame de DNA”, explica a chefe do CTI, Adriana Albano.
Até a próxima sexta-feira (07/05), quando será encerrada a fase do mutirão dedicada à investigação de paternidade, haverá apresentações musicais, sempre pela manhã.
O mutirão
Criado pelo Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, que foi instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em fevereiro deste ano, o mutirão “A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação” acontece até o fim deste mês. Nesta semana, vai tratar apenas de audiências conciliatórias de investigação de paternidade, das Varas de Família da Capital.
Na próxima semana, de 10 a 14 de maio, será a vez dos processos relacionados a multas de trânsito, que tramitam nas Varas de Execuções Fiscais. Já a última semana, de 24 a 28 de maio, vai ser dedicada às ações de interdição, também das Varas de Família.