Conteúdo da Notícia

Lagoinha ainda com feirantes

Ouvir: Lagoinha ainda com feirantes

11.09.09
Cidade pág.10
Adecisão do juiz da 7a Vara da Fazenda Pública, Carlos Augusto Gomes Correia, que determina a retirada dos feirantes da Praça Capistrano de Abreu, a Praça da Lagoinha, está causando dúvidas nos ambulantes locais. Eles reclamam que não sabem o que farão ou para onde irão, pois até a tarde de ontem, quando a equipe do Jornal O Estado esteve no local, ninguém havia passado por lá para prestar esclarecimentos.
A vendedora de roupas, Antonia Valdenira, declarou que a informação da liminar que determina a retirada deles só chegou ao conhecimento dos feirantes através da imprensa. ?Ficamos sabendo hoje pela manhã quando vimos no jornal. Ainda não acreditamos que isso está acontecendo. Esperamos que fiquemos aqui até pelo mesmo dezembro?, comentou. Antonia Valdenira contou que esse tempo de permanência na praça é essencial para que pelo menos consigam pagar as contas.
A companheira de vendas de Valdenira, Evelice Santos, acrescentou que se ficarem até o fim do ano dará tempo de tentar arrumar um lugar para venderem suas mercadorias. A ambulante, que antes vendia na Praça José Alencar, ainda contou que se não os colocarem em algum lugar não sabe o que irá acontecer. ?Eu tenho o meu marido que tem emprego fixo, mas as outras pessoas que dependem exclusivamente das vendas aqui na praça, o que acontecerá?? questionou Evelice.Valdenira ainda criticou a ação de retirada dos feirantes. ?Esse pessoal deveria estar prendendo bandidos e não tirando o emprego das pessoas que precisam?, reclamou a ambulante.
O também feirante do local, Francisco Fabio Lopes, espera que a retirada não aconteça da mesma forma que aconteceu na Praça José de Alencar. ?Quando trabalhava na outra praça [José de Alencar] a Prefeitura chegou de surpresa para fazer a retirada?, disse. Ele ainda declarou que não acredita que os ambulantes irão ser retirados da praça.
Resposta da Prefeitura
A titular da Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), Luiza Perdigão, informou que ainda não recebeu a liminar com a decisão do juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública. Porém, a secretária do Centro declarou que essa ação vem pra reforçar o trabalho que já vinha sendo realizado pela Sercefor. ?Cerca de 80% daqueles vendedores que estão na Praça da Lagoinha são da José de Alencar. Então, nós alugamos um prédio na rua Guilherme Rocha para colocá-los e está quase pronto para recebê-los?, comentou.
Luiza Perdigão contou que em breve a praça passará por uma obra. ?Com ou sem liminar de retirada, os feirantes não poderiam permanecer no local por conta das obras do Metrofor e pela reforma que a praça irá passar?, comentou.