Conteúdo da Notícia

Justiça estadual promove encontro para instituições de acolhimento de crianças e adolescentes que aguardam adoção em Fortaleza

Ouvir: Justiça estadual promove encontro para instituições de acolhimento de crianças e adolescentes que aguardam adoção em Fortaleza

Capacitar continuamente os profissionais das unidades de acolhimento de crianças e adolescentes, disponíveis à adoção, para que possam prestar melhor apoio aos envolvidos nessas ações. Essa foi a proposta da Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais de Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza que realizou, nesta terça-feira (24/05), no Fórum Clóvis Beviláqua, encontro com coordenadores e equipes técnicas de 22 unidades que atuam na Capital.

A chefe da Seção de Cadastro de Adotantes e Adotandos, Débora Melo da Silva, destacou que os encontros são importantes para garantir um padrão de qualidade no serviço. “Esse momento é reservado para quem está no dia a dia dos acolhimentos com crianças e adolescentes para adoção, que conhece suas rotinas e personalidades, como podem reagir a um novo pretendente, a um adotante. Aqui repassamos mais orientações às equipes, que se renovam naturalmente, atualizamos as demandas necessárias ao preparo para o desligamento gradual do acolhido que será adotado, conforme autorização judicial. É importante todo esse cuidado”.

Ela explicou que, uma vez autorizada a adoção, “é preciso ter todo um cuidado para fazer uma aproximação de forma positiva com o menor, planejando visitas, passeios nos finais de semana, criando um vínculo, fazendo essa transição com calma, para que o processo seja bem-sucedido”.

Presente ao evento, a coordenadora do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, juíza Mabel Viana, enfatizou a interação entre o Judiciário e as entidades, que podem ser vinculadas à Prefeitura de Fortaleza, ao Governo do Ceará, ou atuar como Organizações Não-Governamentais (ONGs). “É uma oportunidade de compartilhar experiências, conhecer procedimentos e fazer contatos, com informações que possam contribuir e facilitar, realmente, a inserção tranquila e harmoniosa dessas crianças e adolescentes que acompanhamos”.

Os trabalhos também foram conduzidos pela chefe da Seção de Coordenação das Equipes de Manutenção de Vínculo e Adoção, Érica Burlamaqui, e pela coordenadora dos Processos Administrativos e Judiciários da Infância e Juventude de Fortaleza, Nathália Cruz.

AÇÕES NO INTERIOR

Em Sobral, na Região Norte do Estado, a Vara Única da Infância e Juventude agendou várias ações alusivas ao Dia Nacional da Adoção, que vem ocorrendo desde a última segunda-feira (22/05). As iniciativas têm como objetivo a aproximação da Justiça com a população para conscientizar sobre direitos e cidadania.

“Nos reunimos com diretores de hospitais da rede pública e particular, porque toda gestante passa por uma unidade de saúde na hora do parto e é preciso que esses profissionais estejam capacitados para o correto acolhimento dessa mulher que opta por, legalmente, entregar o filho à adoção. Também concedemos entrevistas em rádios locais e conseguimos esclarecer várias dúvidas da população sobre esse tema tão sensível”, destacou a juíza Kathleen Nicola Kilian, titular da unidade.

Vara da Infância e Juventude de Sobral programou várias ações para o público alusivas ao Dia da Adoção

Nesta quarta-feira (24/05), a magistrada proferiu palestra sobre o “Direito da Gestante de Entrega de Bebês para Justiça e o Fortalecimento do Sistema Nacional de Adoção”. A atividade ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mimi Marinho, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social e o Centro Universitário Inta, e também contou com a oferta de serviços de cidadania pelos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Nutrição. Às 19h, na Faculdade Luciano Feijão, a juíza participará de roda de conversa sobre o tema com a participação de psicólogas e alunos dos cursos de Direito e Psicologia.

Já nesta quinta-feira (25/05), haverá audiência de encerramento de processo de adoção realizada pelo Programa Entrega Responsável. O encerramento das atividades será na próxima segunda-feira (29/05), com reunião sobre o tema na Secretaria de Saúde de Sobral.

Agenda2030