Justiça cearense retoma nesta segunda-feira (25) os julgamentos do Caso Curió
- 2603 Visualizações
- 22-08-2025
O Poder Judiciário do Ceará inicia nesta segunda-feira (25/08), no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), o quarto julgamento do “Caso Curió”. Nesta etapa, sete novos réus serão julgados pelo Conselho de Sentença (jurados) da 1ª Vara do Júri de Fortaleza. A abertura dos trabalhos está marcada para 9h, com o sorteio dos sete jurados que vão decidir a causa.
Dos 30 réus no processo, 20 já foram julgados em outras três sessões do júri que duraram, ao todo, 214 horas e 30 minutos, sendo consideradas as mais extensas do Judiciário estadual.
ENTRADA EXCLUSIVA
Durante a realização dos dois julgamentos, a portaria secundária do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), situada na rua Carlos Ribeiro Pamplona, será de uso exclusivo do público previamente credenciado para as sessões do Caso Curió e dos profissionais de imprensa que farão a cobertura do júri. Assim, não será permitida a entrada, pelo referido local, de nenhuma pessoa que não esteja com o nome na relação do credenciamento.
Todos os demais servidores, colaboradores e frequentadores do FCB, deverão utilizar as outras portarias para acesso ao prédio, como a entrada principal e a do estacionamento.
A sessão dará continuidade à série de julgamentos iniciada em junho de 2023, com os primeiros quatro réus julgados. Em agosto daquele ano, foi a vez de outros oito acusados e, em setembro, mais oito agentes também foram submetidos a julgamento pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Júri. Em 2025, após os demais réus ficarem aptos a irem a julgamento, ou seja, quando todos os prazos e recursos foram concluídos, a Justiça cearense marcou as novas sessões que submeterão os 10 últimos acusados à análise dos jurados.
QUINTO JÚRI
Já está marcado para o dia 22 de setembro, às 9h, no FCB, o quinto e último júri do caso, com três novos réus. Com isso, serão concluídos os trabalhos de julgamento de todos os acusados.
O PROCESSO
O processo possui mais de 13 mil páginas e foi desmembrado em três partes para dar mais agilidade aos julgamentos. Após diversos recursos, 30 réus continuaram respondendo pelos crimes ocorridos em novembro de 2015 na Região da Grande Messejana.
HOTSITE
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), manterá disponível o Hotsite com informações, fotos e vídeos do julgamento, além de informar a sociedade sobre o andamento da sessão.
Na plataforma, todas as pessoas interessadas poderão acompanhar as informações ao vivo do julgamento, em tempo real, por meio de painel ilustrativo que mostrará o que já ocorreu e o que ainda está previsto até o término das sessões.
Para auxiliar na compreensão, está disponível material informativo sobre o que é uma ação penal de competência do júri e rito do júri popular. Acesse o Hotsite.



