Conteúdo da Notícia

Juiz Edsío Meira fala sobre prevenção ao uso de drogas durante palestra em escola

Juiz Edsío Meira fala sobre prevenção ao uso de drogas durante palestra em escola

Ouvir: Juiz Edsío Meira fala sobre prevenção ao uso de drogas durante palestra em escola

O juiz Edísio Meira Tejo Neto, que atua como auxiliar na Comarca de Maracanaú, esteve, nesta terça-feira (25/04), no Liceu Estadual Professor Domingos Brasileiro, no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza. Ele proferiu palestra sobre “Prevenção ao uso de drogas evitando a violência” para alunos do 1º ano do Ensino Médio.
O magistrado falou sobre a Lei 11.343/06, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Segundo esclareceu, a legislação prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Também estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico, além de definir crimes.
O objetivo foi conscientizar os jovens para as consequências do uso de drogas e envolvimento em atos ilícitos. Ele ainda ressaltou a necessidade das escolas promoverem ações preventivas.
Em seguida, enalteceu a importância do voto para a garantia de direitos fundamentais. Também explicou o papel de vereadores, deputados e senadores na elaboração das leis que regem municípios, estados e país.
Ao final, respondeu a perguntas dos estudantes. Depois agradeceu a oportunidade de visitar o Liceu e disse que ao longo dos 19 anos de magistratura tem se dedicado a ações de aproximação com a sociedade.
“É importante que a gente tenha esse contato com as escolas, os estudantes, mostrando realmente o que é o Poder Judiciário, quais são as funções dos juízes, como podemos colaborar, e esclarecendo sobre algumas matérias que eles tenham interesse”, afirmou o juiz.
O professor de inglês João José Martins Leitão acompanhou a palestra e elogiou. “Achei de suma importância. Foi muito esclarecedora, os alunos conseguiram tirar muitas dúvidas e a participação deles foi fundamental”.
Vitória Nascimento, de 15 anos, gostou de conhecer melhor o trabalho de um juiz e também achou positivo o debate sobre prevenção ao uso de entorpecentes. “Muitos alunos aqui não têm seus pais e, por conta disso, vão procurar refúgio nas drogas, que pra mim não é um benefício porque acaba com nossa vida e nos afasta de pessoas que amamos”.
Para Anderson Fortunato, de 17 anos, a atividade promoveu muitas reflexões. “A pessoas acabam sendo influenciadas pelo meio onde vivem, mas elas têm o poder de pensar e não entrar nesse mundo das drogas”.
A iniciativa fez parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que promove palestras em escolas e visitas ao Palácio da Justiça. Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.