Conteúdo da Notícia

Juiz determina notificação de 13 acusados de tráfico de drogas para apresentarem defesa prévia

Juiz determina notificação de 13 acusados de tráfico de drogas para apresentarem defesa prévia

Ouvir: Juiz determina notificação de 13 acusados de tráfico de drogas para apresentarem defesa prévia

O titular da 1ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas da Comarca de Fortaleza, juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, determinou a notificação, para apresentação de defesa prévia, de 13 acusados de delitos ligados ao tráfico de entorpecentes.

Sávio Coelho Magalhães, Carmelita Gomes de Lima, José Auci Ferreira Dias, Vanderroge Guabiraba Freire, Juliano Alves da Silva, Rodrigo Moreira Torres, Leonardo Pereira Loura, Airton Rolim Ferreira, Pedro Sebastião da Silva, Emanoel Bezerra Dantas, Edvandro dos Santos Militão, Roberto Aguiar Furtado e Fábio José Alves Ruiz terão dez dias, após a notificação, para apresentarem a defesa por escrito.

Eles foram denunciados pelo promotor de Justiça David Marques Oliveira, em 10 de agosto deste ano. A ação penal teve origem em investigação da Polícia Federal no Ceará, denominada “Operação Minotauro”, iniciada no dia 12 de janeiro de 2009. A operação teve o objetivo de apurar as atividades de uma organização criminosa ligada ao narcotráfico e liderada pelo investigado Sávio Coelho Magalhães.

Segundo o inquérito policial, a organização desenvolvia, em larga escala, operações ilícitas de tráfico de drogas, associação para o tráfico, financiamento, lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial. Durante os três anos da investigação policial, com utilização de interceptações telefônicas autorizadas judicialmente, foram realizadas prisões em flagrante de integrantes da quadrilha e apreendidos 148,5kg de cocaína e 262,5kg de maconha, destinados à distribuição no Ceará e em outros Estados.

No curso do inquérito, o juiz decretou ainda a prisão preventiva dos investigados e determinou a busca, apreensão, o sequestro e a indisponibilidade de bens e valores ligados ao grupo criminoso.

O magistrado afirmou que, apesar do número excessivo de réus e da complexidade do caso, pretende concluir a ação criminal “o mais rápido possível”, já tendo ordenado à Secretaria da Vara prioridade na tramitação do processo.