Juiz da Comarca de São Gonçalo do Amarante institui o Conselho da Comunidade
- 2270 Visualizações
- 11-11-2013
O juiz Ricardo Emídio de Aquino Nogueira, titular da Comarca de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km de Fortaleza, instituiu o Conselho da Comunidade. O objetivo é promover a cooperação da população nas atividades de execução de pena e de medidas de segurança.
A determinação consta na Portaria n° 13/2013, publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa sexta-feira (08/11). O magistrado destacou a importância da iniciativa. “A criação, instalação e efetivo funcionamento do Conselho representa um grande benefício à sociedade, visando neutralizar os efeitos danosos da marginalidade e da segregação e, bem assim, servir de meio auxiliar na fiscalização e execução das penas e medidas de segurança”.
O Conselho é formado por representante da Associação Comercial, um advogado indicado pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Ceará (OAB-CE), um defensor público e um assistente social escolhido pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional dos Assistentes Sociais, além de outros membros indicado pelo Juízo da Execução Penal.
Durante reunião realizada nessa terça-feira (05/11), foram escolhidos os conselheiros José Jean Pereira como presidente, e Diogo da Silva como vice-presidente da entidade. A medida leva em consideração a Lei de Execução Penal (LEP) nº Lei nº 7.210/84, que dispõe sobre a criação de Conselho em cada Comarca do Estado.
INTEGRANTES
José Jean Pereira de Alencar (representante da OAB);
Diogo da Silva Freire (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social);
Yamara Lavor Colares (Defensoria Pública)
Juliana Leonísia Soares de Gois (Serviço social)
José Mardônio Martins de Sousa (Associação Comercial);
Maria Marfisa Matos Moreira (Igreja Católica)
Ana Soares de Abreu (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais);
José Gildenor Barbosa (Conselho Tutelar).