Judiciário em Evidência mostra como a ressocialização transforma vidas e contribui para redução da violência
- 2855 Visualizações
- 30-09-2025
Ter apoio para recomeçar depois de passar pelo sistema prisional ou mesmo durante o cumprimento da pena faz toda a diferença para quem deseja construir uma nova vida. É justamente esse suporte, necessário, que transformou as histórias da cabeleireira Gleicinha Costa, do arquivista Jonathan Melo, do colaborador Carlos Mayke da Silva, do operador de máquina Claudeanderson Correia e do empreendedor Rafael Barros. E todas essas trajetórias estão na nova edição do Judiciário em Evidência, disponível no YouTube e nas emissoras de TV.
As equipes de reportagem buscaram personagens beneficiados pelo programa Um Novo Tempo, que reúne uma série de projetos de ressocialização sob a coordenação do Núcleo de Apoio às Varas de Execução Penal de Fortaleza (Nuavep) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A Gleicinha Costa, que também é arquivista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), pegou todas as oportunidades oferecidas. “Comecei a fazer a renda tenerife. Eu participei do Bem-Me-Quero, foi um empoderamento que me ajudou muito, eu participei também do Vozes da Liberdade. Fui me fortalecendo com histórias de outras pessoas que a gente apoia quando elas saem do sistema prisional. O emprego veio através do projeto Justiça de Portas Abertas”, comemora.
“Acredito muito [em ressocialização] e eu acredito que cada um merece uma chance de poder mostrar que realmente pode mudar de vida”, conta Jonathan, colega de Gleicinha no TRE. Carlos Mayke, colaborador do TJCE, diz que, “há sete anos, era totalmente diferente. Hoje, agradeço muito a Deus, porque eu nunca pensei em trabalhar aqui e, hoje, estou aqui, consegui uma vaga”.
Já o empresário Rafael contratou o Claudeanderson, em uma demonstração de que é possível mudar de vida e ajudar outras pessoas a seguir novos caminhos. “Já tive esse problema com a Justiça e foi através do trabalho que eu consegui regenerar minha vida. Então, a partir desse momento eu entendo que o trabalho, sim, nos ajuda na requalificação, na regeneração, tanto do conflito com a lei, da dependência química”, afirma Rafael. “Com a ajuda do projeto [Um Novo Tempo], hoje, eu posso dizer que estou conseguindo pagar minhas contas, trabalhar, viver, reingressar na sociedade de novo”, festeja Claudeanderson.

Os repórteres também foram ao sistema prisional conhecer a ressocialização dentro de um estabelecimento. “Geralmente, é o tipo de evento que a gente não espera que tenha em uma unidade penal. Além de me proporcionar um ponto de vista mais amplo com relação ao que a gente está vendo aqui, hoje, com certeza auxilia também no caso da minha ressocialização”, diz a reeducanda Kamila Penha. “Antes de estar aqui, eu estudava para ser técnica de enfermagem. No começo, eu pensava: ‘quando eu sair daqui, eu não vou poder fazer, não vou poder atuar, não vou poder ajudar a salvar vidas’. Mas não. Hoje, depois que eu comecei a trabalhar, comecei a ter um acompanhamento com psicólogo, eu entendi que a minha vida não parou aqui, que quando eu sair vou poder estudar novamente e vou poder fazer, realizar o meu sonho”, planeja Brenna Soares.
A juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza, explica que, “além do acompanhamento dentro do sistema, é imprescindível que esse suporte ultrapasse os muros do presídio. Porque, se ao sair do presídio essas pessoas não continuarem tendo esse acompanhamento, esses encaminhamentos, elas retornam para onde elas vieram”.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo: são 909.067 pessoas. O Ceará, com 38.399 pessoas privadas de liberdade, fica em sexto lugar no ranking nacional. No TJCE, o Um Novo Tempo realizou 3.745 atendimentos em 2024. Até julho deste ano, foram 2.934.

O “Judiciário em Evidência” é produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TJCE e exibido pela TV Câmara Fortaleza, Alece TV, Canal FDR e TVC, além do YouTube. Veja os canais, dias e horários abaixo.
TV Câmara Fortaleza
Canal: 7.2
Dias e horários: sábado (18h), segunda (19h30) e terça (18h30)
Alece TV
Canal: 7.3
Dias e horários: sexta (20h20) e domingo (20h)
Canal FDR
Canal: 48.1
Dia e horário: quarta (18h15)
TVC
Canal: 5.1
Dia e horário: domingo (15h30)



