Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense realiza seminário sobre direito à origem e identidade de pessoas adotadas

Ouvir: Judiciário cearense realiza seminário sobre direito à origem e identidade de pessoas adotadas

Com o objetivo de ampliar o debate sobre os aspectos jurídicos, sociais e emocionais envolvidos na busca pela origem biológica das pessoas adotadas, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), realizará o seminário “Buscas de Origens: o direito à história e à identidade dos adotados”. Será no próximo dia 10 de novembro, das 14h às 16h, na Escola Superior da Magistratura (Esmec). O evento abordará o amparo legal que assegura esse direito, presente em normas nacionais e internacionais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 48) e a Convenção da Haia (Art. 30).

Estarão presentes a diretora executiva do Serviço Social Internacional (SSI) da França, Sandrine Pepit, e a secretária-geral do Centro Internacional de Referência (ISS/IRC) e do Serviço Social Internacional (ISS) da Suíça, Beatriz Santaemilia. Elas compartilharão as perspectivas sobre a importância de garantir, a cada pessoa, o acesso às suas raízes. A troca de experiências internacionais enriquecerá o debate, mostrando como diferentes países tratam essa questão tão sensível e essencial.

São oferecidas 50 vagas, sendo 35 destinadas a magistradas e magistrados, servidoras e servidores das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza e da Região Metropolitana de Fortaleza, que podem se inscrever AQUI. As demais vagas são destinadas a integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e de organizações não governamentais (ONGs) que atuam na adoção de crianças e adolescentes, que podem se inscrever AQUI.

SERVIÇO

Evento: Seminário “Buscas de Origens: O Direito à História e à Identidade dos Adotados”
Realização: Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH)
Data: 10 de novembro de 2025
Horário: das 14h às 16h
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)
(R. Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz, Fortaleza /CE)