Conteúdo da Notícia

Jovem procurou ajuda na Dececa em janeiro

Ouvir: Jovem procurou ajuda na Dececa em janeiro

17.12.2010 REGIONAL
Promotoria aguarda resultado de exames que revelam a realidade da garota para dar prosseguimento ao caso
A representante da 5ª Promotoria da Infância e Juventude, Execuções de Medidas Socioeducativas e Primeiro Atendimento, Maria de Fátima Pereira Valente, que está responsável pelo caso da adolescente que teve o corpo perfurado por 14 agulhas, informou que em janeiro último a jovem já tinha buscado ajuda na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (DECECA- CE).
“No caso, essa é a segunda vez que ela recorre a Justiça em busca de socorro. Conforme apuramos, a mãe já foi chamada pela Dececa em janeiro. E deve comparecer novamente, a fim de prestar esclarecimentos, na próxima semana. Pois já fiz a notificação solicitando a presença da família”, disse.
A promotora explicou que ficou sabendo desses fatos, quando foi buscar informações a respeito da real identidade da garota, pois até o momento aguarda-se o exame ósseo do pulso, o qual revela a idade. “Ela chegou aqui sem nenhum documento, e em depoimento afirmou ter 15 anos. Mas precisamos saber a idade correta para fazermos os encaminhamentos”.
Ela informou que se a jovem possuir menos de 18 anos, o caso será investigado pela 5ª Promotoria da Infância e Juventude, do contrário a responsabilidade ficará com a Delegacia da Mulher.
Além dessas informações, a promotora acrescentou que a menina, ao chegar na promotoria na última quinta-feira, dia 9, já estava munida dos exames de Raio X e Corpo Delito.
“O casal que lhe prestou socorro foi orientado por outro colega a levá-la a fazer os exames, e depois me procurar. Nesse encontro, ela revelou que sofria abuso sexual dos pais e passava por rituais de magia negra, o que justifica as agulhas”.
A garota encontra-se ainda em Natal, segundo a promotora ela passa bem, porém aguarda-se a melhora total da adolescente e o exame ósseo para ela poder retornar a Fortaleza. A promotora acrescentou que a menina deverá ficar em algum abrigo destinado aos cuidados de sua faixa etária.
O caso
A garota fugiu de Fortaleza e chegou em Natal no domingo, dia 13. A diretora do Hospital pediátrico Maria Alice Fernandes, Lana Brasil, 51 anos, disse que todas as agulhas foram retiradas durante o procedimento cirúrgico na quarta-feira. E que a jovem passa bem.
Pela versão contada pela garota à equipe médica, ela era abusada sexualmente desde os sete anos em rituais de magia negra. “A menina disse que usavam estiletes nas costas dela. Comprovamos algumas marcas”, confirmou a potiguar.
A adolescente teria revelado para a diretora que era abusada pela própria família. “Ela nos disse que os agressores eram os pais adotivos”. Questionada sobre o objeto estranho que foi encontrado no órgão genital da menor, a diretora disse que aguarda o resultado do laudo do Hospital Santa Catarina. “Ela passou por um procedimento ginecológico, porém ainda não temos o resultado”.
Saiba mais
Magia negra: A magia é uma forma de feitiço utilizado para prejudicar alguém ou atrair a pessoa amada. As mais conhecidas são as magias de amarração, sexo e vingança
Candomblé: Religião de matrizes africanas que se constituiu como religião no Brasil. Durante muitos séculos foi praticada por negros, hoje é adotada por pessoas de qualquer cor e classe social
Macumba: cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e de divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos
Umbanda: Religião brasileira criada no Rio de Janeiro, no século XX. Conjuga religiões africanas, católica, indígena e espírita kardecista
Quibanda: Complementação da Umbanda, que se caracteriza pela magia
Vodu: Matriz africana do Haiti, que cultua aos espíritos
THAYS LAVOR
REPÓRTER