Conteúdo da Notícia

“Jornada Mulheres Líderes” discute estratégias para ampliar a participação feminina no TJCE

Ouvir: “Jornada Mulheres Líderes” discute estratégias para ampliar a participação feminina no TJCE

O Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta sexta-feira (22/03), a “Jornada Mulheres Líderes: primeiros passos”. O objetivo do encontro foi debater novas iniciativas que serão implementadas para promover uma maior inclusão e equidade de gênero no Judiciário estadual.

“É muito importante que nossos programas tenham um direcionamento e possibilitem a coleta de dados para avaliar nossos avanços. Este é o primeiro passo com uma consultoria especializada que contratamos para tratar desse assunto na instituição. É algo que classificamos como revolucionário porque, na história do Judiciário, nunca houve um trabalho dessa natureza. Saímos do discurso e passamos para a concretude, muito bem orientados, sobre as ações que construiremos”, comemorou a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE e cogestora do Lideranças Femininas, Ana Cristina Esmeraldo.

A jornalista e escritora Jules de Faria proferiu palestra sobre criatividade feminina, na qual foram abordados temas como as dificuldades que ainda são enfrentadas pelas mulheres rotineiramente e a importância da realização dos sonhos.

Posteriormente, as consultoras Maria José Tonelli e Silvia Cecilia Tyrola detalharam as ações que serão desenvolvidas nos próximos meses para ampliar a participação feminina no Judiciário. “Aqui no Tribunal, vocês têm uma intenção genuína e espontânea de fazer essa transformação para que as mulheres possam se empoderar e transformar o ambiente, trazendo mais equilíbrio entre os gêneros”, ressaltou Tonelli.

Entre as iniciativas previstas, há o levantamento de dados do TJCE, rodas de diálogo, desenho da política a ser seguida, trilha educacional, workshops para desenvolvimento de carreira e mentorias em grupo. “Precisamos de um novo contrato social para que possamos reorganizar a sociedade de uma maneira benéfica. Entendo que aqui no TJCE existe um trabalho de inclusão que não começa hoje, viemos para fortalecer. A diversidade é um fato, a inclusão é uma escolha. Estamos aqui porque o Tribunal escolheu”, acrescentou Tyrola.

Durante o evento, também foram apresentados dados sobre a participação feminina na Justiça do Ceará. Atualmente, 40,82% dos(as) desembargadores(as) do TJCE são mulheres, o que faz com que a Corte seja um destaque no âmbito nacional. Além disso, foram evidenciadas as conquistas já alcançadas, como a instituição da política de incentivo à participação feminina (Resolução nº19/2022), a criação do Clube de Leitura Esperança Garcia e dos repositórios de mulheres juristas e mulheres gestoras.

Prestigiaram a “Jornada Mulheres Líderes” o secretário-geral da Área Administrativa, Sérgio Mendes; as secretária de Planejamento e Gestão, Rafaella Lopes; os secretários de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão; e de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio; e a coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), Roberta Jucá.

 

Gestoras e gestores do TJCE ao final da Jornada

 

LIDERANÇAS FEMININAS
Alinhado com os objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU, o Programa de Fortalecimento de Lideranças Femininas, que é integrado ao Promojud, tem como principal objetivo preparar mulheres líderes para enfrentar os desafios do ambiente digital e impulsionar a modernização dos processos judiciais. Dentro dos quatro eixos do programa, são desenvolvidas ações que contemplam desde a equidade de gênero e a inclusão feminina nas esferas de poder, até a orientação profissional para aquelas que desejam avançar na carreira em posições de liderança.