Conteúdo da Notícia

Encerrada greve do Detran

Ouvir: Encerrada greve do Detran

05.01.10
Cidade – Pág 12
Como previsto, a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) acabou oficialmente na manhã desta segunda-feira (4). O acordo ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores na área do trânsito do Ceará (Sindetran-CE) após Assembleia e entrega da notificação para a suspensão do movimento paredista. Até agora não há negociação, apenas no dia 20 deste mês, o Ministério Público Estadual fará reunião com o sindicato para analisar a proposta do Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) elaborada pelo Sindetran. A greve, que tinha sido decretada ilegal pela justiça no último dia 22, já estava em vigor há 40 dias, apesar de esvaziada na última semana.
A presidente do Sindetran, Eliene Uchôa, finalmente apareceu no Sindicato mas não atendeu às ligações da reportagem do Jornal O Estado. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran-CE, em média, 630 servidores participaram do movimento. Neste período, 15.000 mil pessoas deixaram de marcar exames de legislação e prática de direção para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
AVISO
A partir de hoje, às 8 horas, começa a marcação para as provas de legislação. O aluno pode dirigir-se à sede do Detran, (avenida Godofredo Maciel, 2900, Maraponga), com a carteira de identidade e comprovante das aulas, e efetuar o pedido da prova de legislação, ou então a autoescola pode enviar a relação. As provas de direção podem começar amanhã (6), ou nesta quinta-feira (7), na sede do Detran.
O diretor de Habilitação, João Bezerra, pediu que os 100 Centros de Formação de Condutores (CFCs), atual nome das antigas autoescolas, que atuam em Fortaleza, enviassem a relação dos alunos. Haverá comissões extras para fazer exames em locais próximos à sede do Órgão.
SERVIÇO
Desde o início da greve, o Detran teve os seguintes serviços paralisados: 240 operações com base na lei seca (foram seis finais de semana seguidos, na capital e Interior do Estado), exames de prática de direção e de legislação para mais de 15 mil candidatos a primeira CNH; conferência em mais de seis mil documentos de transferência; vistoria de quase seis mil veículos. Mas durante o movimento foram mantidos os serviços de renovação e obtenção de segunda via da CNH e o emplacamento de veículos novos.