Conteúdo da Notícia

Domingos Filho abre I Semana de Mobilização pela Não Violência à Mulher

Ouvir: Domingos Filho abre I Semana de Mobilização pela Não Violência à Mulher

08.03.2010
O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), fez, na manhã desta segunda-feira (08/03), no Plenário 13 de Maio, a abertura da I Semana de Mobilização pela Não Violência à Mulher, que prossegue até o próximo dia 11. Ele destacou que “a luta da mulher por seus direitos é um exemplo magnífico de persistência heróica e de conquista consolidada”. Segundo ele, nessa estrada de luta pela conquista da dignidade humana da mulher, muitas mulheres tombaram massacradas pela opressão patriarcal e pela truculência dos dominadores.
Domingos Filho lembrou do massacre de operárias de uma fábrica em Nova Iorque, ocorrido em 8 de março de 1857, e disse que “os crimes continuam a acontecer e de forma brutal, porque está ainda incrustada na mentalidade masculina um absurdo direito de posse”. Conforme ele, o Ceará tem sido um cenário macabro de crimes terríveis contra as mulheres.
“No ano passado (2009), 143 mulheres foram assassinadas em nosso Estado, a maioria por motivo passional. Os fatos chegam a nos ferir quando nos surpreendem e nos estarrecem pela proximidade, como aconteceu quando vimos tombar um dos membros do sistema de comunicação de nossa Casa, a jornalista Kérsia Porto, cruelmente assassinada pelo marido”, comentou, acrescentando ainda o caso da menina Alanis, de apenas cinco anos, raptada, estuprada e morta por um maníaco.
Domingos Filho citou também grandes personalidades que lutaram pelos direitos das mulheres, como Maria Tomásia de Carolina Cordeiro, Elvira Pinho, Eugênia Amaral, Jovina Jataí, Jovita Feitosa, entre outras.
Participaram da sessão, a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro; a juíza de Direito Rosa Mendonça, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Fortaleza; a defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes; a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher do município de Fortaleza, Rena Gomes; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime), Maria Dione Félix; a presidente da Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará, Célia Costa Lima; a presidente da Associação dos Parentes e Amigos Vítimas da Violência do Estado do Ceará (Apavv), Oneide Braga; e a defensora pública do Estado do Ceará, Mônica Barroso.
Eliene Brasileiro saudou as mulheres pelo seu dia e cumprimentou as “mulheres guerreiras do Brasil”. Ela citou como exemplo a juíza Rosa Mendonça, que, junto com sua equipe, faz campanhas em favor da não violência contra a mulher. Em seguida, a deputada Rachel Marques (PT), que estava presidindo a sessão, chamou para receberem os prêmios os alunos vencedores do concurso de redação sobre o tema Lei Maria da Penha, uma Conquista da Mulher. Houve também a apresentação de uma peça teatral sobre a Lei Maria da Penha, encenada pelos alunos das escolas municipais de Caucaia. Foi lançado ainda o livro “Informar para Romper o Silêncio ? Artigo, Redações e Desenhos sobre a Lei Maria da Penha” e a cartilha Lei Maria da Penha, em braille, feita pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).
EU/AF
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br