Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum inicia projeto para atualizar dados e reduzir taxas de congestionamento

Diretoria do Fórum inicia projeto para atualizar dados e reduzir taxas de congestionamento

Ouvir: Diretoria do Fórum inicia projeto para atualizar dados e reduzir taxas de congestionamento

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua implantou o projeto “Saneamento dos Dados dos Sistemas Processuais” para reduzir as taxas de congestionamento e melhorar o desempenho das unidades judiciárias. A primeira fase teve início na última segunda-feira (29/04), nas Varas da Fazenda Pública, com duração prevista de 30 dias.

Os servidores selecionados para o projeto, acompanhados por funcionário de cada uma das Varas, estão revisando e atualizando os dados no Sistema de Automação da Justiça (SAJ). A finalidade é identificar ações que já tenham sido solucionadas, mas ainda necessitem de algum procedimento para que sejam retiradas definitivamente do SAJ.

De acordo com o diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, a medida permitirá que a ferramenta virtual mostre retrato fidedigno das Varas, servindo como fonte de dados para a gestão das unidades. Além disso, visa melhorar os indicadores, ajudando no cumprimento das metas propostas pelo Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

GRUPO DE TRABALHO

Para compor o Grupo de Trabalho, a Diretoria do Fórum realizou seleção interna, em que os interessados participaram de curso de formação e foram submetidos a uma avaliação escrita. Os selecionados receberão gratificação mensal no valor de R$ 800,00.

A iniciativa foi elogiada pelos integrantes da equipe. Para o analista judiciário Daniel César de Azevedo Chagas, o processo seletivo, baseado em critérios claros e objetivos, é bastante positivo. “É muito importante, porque é uma escolha que analisa o mérito. Além disso, como passamos por um curso e fomos avaliados, já chegamos mais preparados para o trabalho”, disse.

O também analista Wagner Quaresma considera que esta é uma demonstração de que a Diretoria está adotando nova forma de gestão. “Os servidores se sentem valorizados e motivados. Isso reflete na qualidade do serviço”.

Após o término das atividades nas referidas Varas, serão abertos novos processos seletivos para composição das equipes que irão atuar nas demais unidades judiciárias da Capital.