
Desembargadores aposentados se voluntariam para atuarem como conciliadores
- 3332 Visualizações
- 26-06-2015
Os desembargadores aposentados Clécio Aguiar de Magalhães e Francisco Suenon Bastos Mota assumiram, na manhã desta sexta-feira (26/06), a função de conciliadores voluntários no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Eles atuarão em iniciativas de conciliação realizadas pela Central de Conciliação da Justiça de 2º Grau, que tem a frente o desembargador Francisco Gladyson Pontes.
O desembargador Clécio Aguiar disse que, apesar da aposentadoria, pretende se manter ativo. “Graças a Deus tenho saúde e quero aproveitar minha capacidade para contribuir solucionando os problemas no Judiciário”.
Já Suenon Bastos considera que a principal motivação para permanecer atuando é a vocação à magistratura. “Eu passei 40 anos como magistrado e quero continuar servindo ao jurisdicionado, trabalhando para a conciliação e paz social entre as partes”.
Eles foram designados como voluntários pela Presidência do TJCE, por meio das Portarias nºs 1.297 e 1.320 de 2015, publicadas, respectivamente, no Diário da Justiça dos dias 11 e 12 deste mês.
Também atuam como voluntários junto à Central os magistrados aposentados Pedro Regnoberto Duarte, Francisco Willo Borges Cabral e José Eliezer Pinto. Conta ainda com a defensora pública aposentada Aspásia Cristina Dias Soares. Eles têm como função presidir audiências e promover o diálogo entre os litigantes, na busca de um entendimento mútuo.
A Central de Conciliação do Tribunal de Justiça do Ceará está localizada no térreo do Palácio da Justiça, no Cambeba.
PERFIS
Francisco Suenon Bastos Mota se aposentou no dia 7 de julho de 2014. Assumiu o cargo de desembargador do TJCE em 26 de novembro de 2009. Presidiu a 5ª Câmara Cível e foi ouvidor-geral do Judiciário estadual. Ele exerceu o cargo de presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai/CE) e dirigiu a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ).
Clécio Aguiar de Magalhães se aposentou em 27 de maio deste ano. Assumiu como desembargador do Tribunal de Justiça no dia 26 de novembro de 2009. Presidiu a 5ª Câmara Cível e integrou as Câmaras Cíveis Reunidas e o Órgão Especial do TJCE.