Debates sobre aperfeiçoamento do Sistema de Justiça, comunicação e tecnologia marcam visita do presidente do STF ao Ceará
- 1250 Visualizações
- 22-07-2025
Destacando a “harmonia, o respeito e a consideração” como pilares do trabalho desempenhado pelos entes que compõem o Sistema de Justiça, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, visitou diferentes instituições cearenses nesta segunda-feira (21/07). “A Justiça é um pacote completo”, definiu o magistrado, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda pela manhã, o ministro esteve na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), onde proferiu palestra sobre “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo”. “Tem muita coisa acontecendo aqui e agora. Mas estas são coisas que vão passar daqui a pouco, na esquina do tempo. Já as novas tecnologias, a chegada da inteligência artificial, esse é um tema que vai impactar a nossa vida por muito tempo, e possivelmente, vai mudar o significado do que é ser humano na Terra”, defendeu durante a apresentação, que reuniu operadores do Direito e membros da sociedade civil.
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, a visita fortalece o Sistema de Justiça como um todo. “Acredito que essa vinda do ministro reforça a visão do TJCE de reconhecer que, para construir algo prolífico, que traga frutos realmente, é sempre necessária uma saída coletiva e dialogada”, pontuou.
DIÁLOGOS DA MAGISTRATURA
À tarde, o chefe do STF participou da 16ª edição do programa Diálogos da Magistratura, que promove encontros presenciais com desembargadoras(es) e juízas(es) em diferentes estados do Brasil para discutir desafios, soluções e outros temas relevantes para o aprimoramento do Poder Judiciário nacional. No Ceará, o evento, idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com o CNJ e o STF, foi organizado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) e contou com o apoio do TJCE.
A importância da comunicação como ferramenta de construção de soluções para beneficiar a sociedade esteve no centro das discussões. “O Poder Judiciário não se restringe somente a prestar jurisdição, que é aquilo que o define, mas tem desenvolvido, em todas as áreas, iniciativas que buscam transformar uma realidade de injustiças, discriminações, preconceitos e exclusões”, destacou o presidente do TJCE, ressaltando que as(os) desembargadoras(os) que compõem a Corte integram comitês, grupos de trabalho e comissões, desempenhando papel ativo no desenvolvimento das políticas judiciárias implementadas para aperfeiçoar o trabalho diário e a instituição.
Além dos presidentes do STF e do TJCE, compuseram a mesa de honra do evento os presidentes da AMB, juiz Frederico Mendes Júnior, e da ACM, juiz José Hercy Pontes de Alencar; o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Frederico Montedonio Rego; e a assessora-chefe executiva do gabinete da Presidência do CNJ, Leila Mascarenhas.




