Conteúdo da Notícia

Corregedor Nacional de Justiça é homenageado pela ONU

Ouvir: Corregedor Nacional de Justiça é homenageado pela ONU

10.12.09
O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, foi homenageado na manhã desta quarta-feira, 9, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Bo Mathiasen, entregou ao ministro placa de destaque como personalidade do ano no combate à corrupção. A homenagem foi feita durante solenidade realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção.
O ministro se disse surpreso com o prêmio e afirmou que ele representava uma homenagem ao Judiciário brasileiro e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Uma homenagem especial ao CNJ e ao ministro Gilmar Mendes porque, se não fosse a sua atuação firme, nós não poderíamos ter feito nenhuma política pública de aprimoramento do Judiciário, em especial, extirpando também dos seus quadros aqueles que não merecem estar prestando a jurisdição”, disse.
Durante a entrega da placa, o representante Bo Mathiasen enfatizou a parceria da Corregedoria com o escritório da ONU no combate à corrupção. O trabalho desempenhado pelo ministro Dipp à frente da Corregedoria também foi destacado pelo presidente do Conselho, ministro Gilmar Mendes. Segundo ele, o prêmio era um reconhecimento pelo trabalho da Corregedoria.
Atuação
O ministro Gilson Dipp é integrante do CNJ e ocupa o cargo de Corregedor Nacional de Justiça. A corregedoria é órgão vinculado ao Conselho e é responsável pelas apurações das faltas disciplinares e administrativas cometidas pelos magistrados. Tem realizado inspeções nos tribunais de Justiça do país, promovendo audiências públicas e ouvindo críticas e sugestões da população sobre o funcionamento do Judiciário. Durante essas inspeções, o ministro Gilson Dipp faz questão de ressaltar que elas são realizadas com o intuito de aprimorar o funcionamento da Justiça.
A AMB vem participando sistematicamente da iniciativa. Convidada a participar das audiências públicas promovidas pelo CNJ nos tribunais de todo o país, com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos pela Justiça, o presidente da entidade, Mozart Valadares Pires, esteve presente em vários Estados acompanhando a comitiva do Conselho.
* Com informações da Agência CNJ de Notícias.