Conteúdo da Notícia

Coordenadoria da Mulher iniciará em fevereiro  ações de combate à violência em dez escolas

Coordenadoria da Mulher iniciará em fevereiro ações de combate à violência em dez escolas

Ouvir: Coordenadoria da Mulher iniciará em fevereiro ações de combate à violência em dez escolas

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), promoverá ações de combate à violência contra a mulher em dez escolas localizadas em Messejana, e no prédio da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI). O trabalho será feito em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Durante reunião realizada nessa quarta-feira (22/01), ficou definido que as atividades iniciarão em fevereiro e prosseguirão durante o primeiro semestre deste ano. De acordo com a desembargadora Francisca Adelineide Viana, a iniciativa dará continuidade às ações iniciadas em 2013.

A primeira atividade, que acontecerá na segunda semana de fevereiro, será uma reunião com coordenadores de dez escolas selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Os profissionais receberão informações sobre a Lei Maria da Penha e debaterão como os professores poderão repassar esse conteúdo para os estudantes em sala de aula.

Será também definido o calendário de atuação da Coordenadoria nas escolas. A ideia é promover palestras sobre a referida lei nas instituições de ensino, com a participação de juízes, defensores públicos e promotores de Justiça. Os estudantes do 6º ao 9º ano serão o público alvo.

A desembargadora destacou a importância de levar esclarecimentos aos jovens. “Temos que mostrar a esses alunos o que é a violência e como eles podem combatê-la em casa, tornando-se agentes multiplicadores na própria residência”, disse.

O titular da SER VI, Renato Lima, disponibilizou o espaço de atendimento às mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, no prédio da Regional, para que a Coordenadoria, junto com os parceiros, promova exposições sobre a Lei Maria da Penha. Serão realizadas palestras e exibições de vídeos do Instituto Maria da Penha para esclarecer sobre o assunto. Vítimas de violência doméstica que moram na área, atendidas pelo Juizado da Mulher, também serão convidadas a participar quinzenalmente de terapias em grupo, com psicólogo da Prefeitura.

Também participaram da reunião a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado da Mulher; a diretora jurídica de Prerrogativas da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adepec), Elizabeth Chagas; a assessora institucional da SME, Márcia Campos; e a gerente da Célula de Mediação Social da SME, Lady Lima Vieira; a psicopedagoga do Juizado Raieliza Lôbo; a assessora do secretário da SER VI, Maria Sonnara Correia Bitu; e a servidora Luísa Cristina Teixeira, do grupo de apoio à Coordenadoria da Mulher.