Conteúdo da Notícia

Conselho de disciplina vai apurar extorsão

Ouvir: Conselho de disciplina vai apurar extorsão

01.09.2010 Fortaleza
Os três policiais militares acusados de extorquir um comerciante no bairro Ellery, no último dia 30, serão alvos de um conselho de disciplina instaurado ontem pelo Comando da Polícia Militar. O procedimento administrativo é aberto quando há indícios de transgressão disciplinar grave. As investigações serão feitas por três oficiais, no prazo de 80 dias. Se o crime ficar comprovado, os PMs podem ser expulsos da Corporação.
O sargento Francisco Gilberto da Costa, o cabo Elano Ribeiro Freitas e o soldado Francisco Marinho da Silva foram presos em flagrante. Segundo o relações públicas da PM, major Marcus Costa, a vítima ligou para a Polícia e informou o horário e o local marcados pelos policiais para receber o dinheiro que tentavam extorquir. ?A Polícia foi lá com um carro descaracterizado e conseguiu realizar o flagrante?, explica.
Conforme a versão da vítima, os policiais militares foram até o comércio e procuraram por drogas e armas, sem sucesso. Em seguida, teriam pedido dinheiro, ameaçando ?plantar? provas no local caso não houvesse o pagamento. Inicialmente, o valor pedido teria sido de R$ 100 mil, reduzido depois para R$ 15 mil. Os PMs teriam combinado de receber o dinheiro depois, no local onde houve o flagrante.
Os PMs estavam à paisana e teriam dito à vítima que eram policiais civis. O caso será investigado pelo 7° Distrito Policial (DP), no Pirambu. Segundo a delegada Celeste Ferreira, pode haver mais policiais envolvidos no caso. ?Isso será averiguado?, informa. Até a noite de ontem, não haviam sido tomados depoimentos.
Ontem, os três PMs foram transferidos para o Presídio Militar. O sargento Francisco Gilberto e o soldado Elano Ribeiro são lotados na 3ª Companhia do 5º Batalhão, no Pirambu. Já o cabo Marinho é do destacamento de Messejana. Segundo o major Marcus Costa, nenhum deles responde a procedimentos administrativos anteriores. O POVO apurou que, na Justiça, o cabo Marinho responde a um processo por ameaça e lesão corporal leve.
NÚMEROS
80
DIAS É O PRAZO PARA CONCLUIR O CONSELHO DE DISCIPLINA NA PM
15
MIL É O VALOR QUE SERIA ENTREGUE AOS POLICIAIS NA EXTORSÃO