Conteúdo da Notícia

Comércio mantém boa fase e foca qualificação

Ouvir: Comércio mantém boa fase e foca qualificação

06.04.11
Negócios
Após alta de 13,8% no PIB em 2010, comércio aposta em expansão maior em 2011, com aportes em capacitação
Historicamente o comércio é uma atividade que sempre fomentou uma boa fatia da economia cearense. Um bom reflexo disso é o panorama atual positivo do segmento. Em 2010, o PIB do comércio no Ceará cresceu 13,8% e a expectativa dos agentes da área é de que avance ainda mais em 2011.
Hoje, o setor de serviços, por exemplo, o qual faz parte o comércio, tem a maior representação econômica no PIB estadual: 69,3%. Além disso, o setor cresceu mais no Estado (7,5%) que a média do País (5,4%). De acordo com o presidente do Sindilojas, Cid Alves, o comércio varejista emprega em Fortaleza cerca de 45 mil trabalhadores, ainda que tenha registrado 10 mil demissões em fevereiro, de acordo com a última Pesquisa de Emprego e Desemprego do IDT.
Mesmo assim, Alves garante que o comércio varejista já conseguiu boa recuperação em março, mas existe um temor de retração depois das medidas adotadas pelo Governo. “Nós apostamos na vocação do cearense que é um comerciante nato. Mesmo com ajustes econômicos, contenção de crédito, alta de juros e outras medidas, nós esperamos que o segmento cresça”, afirma.
Mão-de-obra
Na tarde de ontem foram apresentados os resultados do Sistema Fecomércio-CE referentes ao ano passado e lançadas novas ações de contribuição para esse mercado.
Segundo o presidente do Sistema, Luiz Gastão Bittencourt, são os investimentos em qualificação de mão-de-obra direta para o segmento que contribuem para o seu crescimento. Contudo, a Fecomércio colabora não só para gerar qualificação para o segmento do comércio, como para todo o setor de serviços.
Só o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) treinou cerca de 32 mil pessoas em 2010. O programa Jovem Aprendiz, por exemplo, beneficiou 4.140 jovens na área de comércio de bens e serviços.
São mais de 700 cursos no portfólio de formação inicial, continuada e superior do Senac. Entre as áreas contempladas estão gestão e negócios; produção cultural e design; infraestrutura; informação e comunicação; ambiente, saúde e segurança; hospitalidade e lazer; e apoio educacional.
Já o Sesc (Serviço Social do Comércio) registrou mais de 215 mil matrículas o ano passado. 9% a mais que em 2009.
“Hoje o nosso saldo é superavitário, mas melhor que crescimento financeiro é conquistar qualidade nos serviços”, afirma Bittencourt.
HORÁRIO DO COMÉRCIO
PGM vai requerer suspensão de liminar
A Procuradoria Geral do Município (PGM) promete requerer suspensão da sentença que permite a abertura do comércio aos domingos e retira os efeitos da lei 9.452/2009. Segundo o procurador-geral do município, Martônio Mont´Alverne, “tão logo a PGM seja notificada, requererá a suspensão”.
“A PGM entende que a lei é constitucional, uma vez que a regulamentação do horário de funcionamento da atividade comercial é de competência do Município, conforme reiteradas vezes tem decidido o Supremo Tribunal Federal e Tribunais de Justiça de diversos estados da Federação”, afirmou.
No último dia 29 de março, o juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública concedeu sentença que permite a abertura do comércio no fim de semana. Cabe recurso.
ANA CAROLINA QUINTELA
ESPECIAL PARA ECONOMIA
——————————————————————————–