Conteúdo da Notícia

Começar de Novo: presidente e conselheiros do CNJ participam da rodada final do brasileirão

Ouvir: Começar de Novo: presidente e conselheiros do CNJ participam da rodada final do brasileirão

05.12.09
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, e conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participam neste domingo (06/12) dos principais jogos da rodada final do campeonato brasileiro. A presença dos integrantes do Conselho nas partidas tem como objetivo promover a campanha institucional “Começar de Novo”, que visa a inserção no mercado de trabalho dos presos e egressos do sistema prisional. Durante a realização dos jogos serão abertas faixas promocionais com o objetivo de estimular empresas, órgão públicos e instituições a oferecerem vagas de trabalho a ex-detentos.
Morumbi – Em São Paulo, o jogo entre o São Paulo e o Sport Recife contará com a presença do presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, e também do conselheiro Marcelo Nobre. A partida começa às 17h e será realizada no estádio do Morumbi.
Maracanã – No Rio de Janeiro, o conselheiro Nelson Tomaz Braga assistirá à partida decisiva entre o Flamengo e Grêmio. O jogo será às 17h no Maracanã.
Couto Pereira – No Paraná, a partida entre o Coritiba e o Fluminense contará com a presença da conselheira Morgana Richa. O jogo também acontece às 17h e será realizado no estádio Major Antônio Couto Pereira.
A divulgação da campanha “Começar de Novo” nos jogos do campeonato brasileiro será possível graças ao apoio do Clube dos 13 ao Projeto. O Clube é um dos parceiros do projeto e se comprometeu a auxiliar na divulgação do “Começar de Novo”, contribuindo assim para reduzir o preconceito em relação aos ex-detentos.
O projeto “Começar de Novo” foi desenvolvido pelo CNJ para atuar na ressocialização de presos e egressos do sistema prisional. Ele se compõe de um conjunto de ações que visam sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil sobre a necessidade de ressocialização dos detentos. Por meio de campanhas publicitárias, o projeto também pretende reduzir o preconceito em relação aos presos. Trabalha ainda com a formação de parcerias com empresas, entidade civis e órgãos públicos que possam oferecer cursos de capacitação profissional e oportunidade de emprego.
Entre as empresas ou entidades que são parcerias do projeto estão: a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Sesi, o Senai, a Itaipu Binacional, Federação Brasileira de Bancos, Fundação Santa Cabrini, além dos tribunais de Justiça que firmam convênios para que os presos possam trabalhar nos órgãos do Judiciário.
EN/MM
Agência CNJ de Notícias