Conteúdo da Notícia

Ciclo de palestras sobre saúde da mulher discute prevenção do câncer de mama e do cólo do útero

Ciclo de palestras sobre saúde da mulher discute prevenção do câncer de mama e do cólo do útero

Ouvir: Ciclo de palestras sobre saúde da mulher discute prevenção do câncer de mama e do cólo do útero

O Departamento de Serviços Integrados de Saúde do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) prosseguiu, nesta terça-feira (07/10), com o ciclo de palestras sobre saúde da mulher. Desta vez, o médico Marco Penaforte abordou o tema “Não Quero Morrer de Câncer de Mama ou de Útero, o que Posso Fazer?”. A palestra ocorreu no subsolo do Palácio da Justiça, no Cambeba.

Na ocasião, o profissional falou sobre a importância de prevenir esses tipos de câncer. Explicou que o de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo tipo que mais mata (perde apenas para o câncer de pulmão). Ainda de acordo com o médico, mulheres que têm mãe ou irmãs diagnosticadas com câncer de mama devem ser submetidas a mamografias a partir dos 35 anos. Caso contrário, os exames devem ser feitos a partir dos 40 e repetidos anualmente até os 69 anos.

Ainda de acordo com o médico, mulheres que tiveram a primeira gravidez após os 30 anos ou que não têm filhos, sedentárias, obesas e consumidoras de bebidas alcoólicas devem estar atentas, pois têm mais chances de apresentar a doença. Lembrou, no entanto, que não há motivo para desespero quando o diagnóstico é precoce.

Já o câncer de cólo do útero, o terceiro mais frequente entre o público feminino, é causado principalmente pelo HPV (vírus do papiloma humano). A enfermidade também pode ser curada quando diagnosticada em fase inicial, através do papanicolau. Segundo o médico, o exame deve ser feito entre os 25 e 65 anos. Mulheres que iniciam a vida sexual precocemente devem ser submetidas ao papanicolau a partir dos 18 anos. Caso o resultado seja negativo por dois anos seguidos, o procedimento deve ser repetido a cada três anos.

Ana Cláudia dos Santos Ferreira, técnica judiciária do TJCE, disse que a palestra foi uma boa oportunidade para tirar dúvidas. “Eu espero que o Tribunal priorize esse tipo de trabalho e promova mais palestras para esclarecer os servidores”. Francimar Moura da Costa, analista judiciária, também aprovou a iniciativa e pretende atuar como multiplicadora dos conhecimentos obtidos durante o encontro.

A campanha, destinada a servidoras do Poder Judiciário, objetiva orientar e esclarecer dúvidas sobre doenças e fases da vida reprodutiva da mulher. O próximo encontro será no dia 21 de outubro, às 13h, com o tema “Corro o Risco de Contrair Aids e Outras Doenças Sexualmente Transmissíveis? Como Evitar?”. Mais informações pelo telefone: (85) 3207 7922 / 3207 7196.