Casal preso com 17 kg de cocaína é condenado a mais de sete anos de reclusão
- 943 Visualizações
- 18-02-2011
O juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, da 1ª Vara de Delito Sobre Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes da Comarca de Fortaleza, condenou Francisco Anderson Rabelo da Silva e Gisele Costa Matos a sete e oito anos de reclusão, respectivamente. Eles cumprirão pena em regime fechado pelo crime de tráfico de drogas.
O magistrado argumentou que a prova contida nos autos foi suficiente para a condenação dos réus, com base na Lei de Tóxicos (nº 11.343/2006). Na individualização da pena, o juiz também condenou Francisco Anderson da Silva a pagar ao Estado multa no valor de R$ 12.600,00 e Gisele Costa a pagar R$ 34.200,00.
“Casos dessa natureza devem ser punidos com rigor, pois a prática recorrente de tráfico de drogas tem terminado por aniquilar, principalmente, jovens vidas, desestabilizando famílias inteiras”, afirmou Ernani Pires. A decisão foi proferida na última terça-feira (15/02).
O CRIME
O casal foi preso no dia 8 de outubro de 2008, por agentes da Polícia Federal que investigavam o refinamento e a comercialização de cocaína em Fortaleza. Conforme os autos, Gisele teria se encontrado com Anderson em um terminal de ônibus. De lá, os dois partiram para a residência da ré, sendo seguidos pelos agentes federais. Ao chegar ao local, Gisele entregou a Anderson mochila contendo a droga.
O réu foi embora, mas acabou sendo abordado pelos policiais, que encontraram 5 kg de cocaína na mochila. Ao retornarem à residência de Gisele, os agentes apreenderam mais 12 kg da droga, além de balanças de precisão e objetos utilizados no refinamento e no preparo do entorpecente.
Ao ser interrogado, o casal apresentou versões diferentes para o fato. Gisele confessou a venda de drogas e também a preparação e o refino que ocorriam na residência. Anderson, no entanto, disse que não tinha conhecimento sobre a existência de drogas dentro da mochila.