Avaliação técnica do BID destaca que Promojud do TJCE vem se desenvolvendo de forma “espetacular”
- 774 Visualizações
- 14-11-2023
Com apresentação de resultados bastante efetivos, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concluiu, nesta terça-feira (14/11), período de avaliação da 2ª Missão de Supervisão do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud). Os trabalhos foram conduzidos por equipe de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Líder em Modernização do Estado no BID, Mariano Lafuente, afirmou que o “Programa está se desenvolvendo de forma espetacular. É uma iniciativa muito bem-sucedida e achamos que está sendo conduzida por uma gestão excelente”. Para ele, “está avançando muito bem em termos de resultados efetivos. Para 2023, serão atendidas todas as metas e até superadas. Além disso, o Tribunal já planejou as contratações de grande parte dos produtos para 2024”.
Mariano Lafuente, que chefiou a equipe técnica, destacou algumas iniciativas desenvolvidas pelo projeto, como o implemento de ferramentas de automação, procedimentos para aprimoramento do atendimento ao cidadão; o aumento das capacidades digitais do TJCE; as muitas capacitações que estão sendo feitas, que melhoraram a produtividade e eficiência, entre outras. “Ano que vem será um ano para vermos muitos resultados que estão sendo disseminados agora”, adiantou.
Na ocasião, ele ressaltou que as melhorias estão avançando mais rápido do que era previsto e parabenizou a Gestão do TJCE na condução do programa. “Está sendo um privilégio e alegria trabalhar e aprender com o Tribunal de Justiçado Ceará. Muitas dessas boas práticas terão muita utilidade para outros projetos na carteira do BID. Tudo isso é inédito no Brasil e é motivo para ter orgulho dessa iniciativa pioneira”.
Durante a apresentação dos resultados, o presidente do Judiciário do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, enalteceu a importância do acompanhamento realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Para qualquer instituição, pública ou privada, tem que ter esse acompanhamento, a visão técnica e crítica para que se possa melhorar e evoluir com segurança”.
O desembargador assegurou que “vamos avançar e continuar a mostrar o valor do nosso pessoal, mostrar que temos um corpo de administração qualificado, determinado. Essa parceria com o BID irá nos propiciar um grande ganho para o Judiciário e à população”.
MISSÃO
Durante a missão, iniciada na segunda-feira (13/11), a equipe do BID supervisionou os avanços na execução do Programa e o planejamento da implementação das ações para o ano de 2024. A supervisão também verificou os avanços do Promojud em 2023; revisou os detalhes de temas técnicos de transformação digital do TJCE; avançou no planejamento e implementação da avaliação de impacto; atualizou a matriz de riscos do programa e as medidas de mitigação; e analisou temas de gestão financeira, auditoria e aquisições do Promojud.